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Agronegócio

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h37, última modificação 23/10/2019 11h37

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 14/10/2019 13h51, última modificação 23/10/2019 11h44

Agronegócio

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): Luiz Antônio Lopes Toledo
E-mail: agronegocio@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4069

Dados Gerais
Grau Tecnológico
Eixo Tecnológico Recursos Naturais
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo 6 semestres (3 anos) e Máximo 12 semestres (6 anos)
Autorização Resolução n.º 18/2008/CONSELHO SUPERIOR/IFTO, de 24 de junho de 2008.
Reconhecimento Portaria MEC n.º 735, de 27 de dezembro de 2013.
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n.º 136, de 1º de março de 2018.
Conceito ENADE 3 (2016)
Conceito Preliminar do Curso (CPC) 3 (2016)
Conceito de Curso (CC) 3 (2013)

Objetivo Geral: 

Preparar profissionais capacitados a viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento e  crescimento das empresas rurais alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental a partir do domínio da produção, processos e gestão do agronegócio.

Objetivos Específicos:

  - Capacitar técnica e empresarialmente os egressos de nível médio vocacionados para a área, e também criar oportunidades de especialização a alunos egressos de Cursos Técnicos em Gestão do Agronegócio e cursos afins que já trabalham na área, oportunizando qualificação e aperfeiçoamento aos profissionais do setor, preparando-os para administrarem propriedades rurais, competitivamente e de maneira sustentada, garantindo níveis crescentes de renda para suas famílias e fortalecendo a integração dos produtos gerados pelo setor agrícola com o setor industrial de alimentos da Região;

- Contribuir na geração de recursos humanos qualificados que dominem os conceitos e princípios básicos da produção, processos e gestão de agronegócios;
- Capacitar profissionais para compreender as organizações rurais sob o enfoque das cadeias de produção e do agronegócio e a inter-relação entre os elos das cadeias produtivas;
- Dirigir e coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;
- Dirigir programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características dos empreendimentos rurais, a pluriatividade, o associativismo e o cooperativismo no agronegócio;
- Fomentar a discussão do objeto e da prática da gestão rural;
- Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de negócios no espaço rural;
- Capacitar profissionais para a prática do Cooperativismo e o desenvolvimento de redes de produção.
- Capacitar o profissional para assessorar, tecnicamente, os segmentos do agronegócio para a utilização sustentável dos recursos ambientais.
- Formar profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural, com capacidade para gerar
tecnologias, operar, maximizar e dar sustentabilidade aos sistemas agroindustriais, a partir do conhecimento das atividades rurais e das relações intersetoriais com o mercado.
- Preparar profissionais capacitados para atuar em equipes multidisciplinares, compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, a assessorar agricultores e agroindústrias pratica de formas associativas e cooperativas, apoiarem iniciativas associativas no setor do agronegócio, colaborar no planejamento e na organização de agroindústrias de acordo com as potencialidades locais.
- Utilizar a tecnologia na elaboração de projetos administrativos para a agropecuária, visando a eficiência econômica e a eficácia dos resultados de uma empresa rural, não importando o tamanho da propriedade, e de forma que esta seja de uma autêntica empresa rural, buscando-se o lucro através da comercialização dos produtos obtidos.
- ser capaz de: planejamento e acompanhamento de atividades voltadas para a agropecuária, estar apto para verificar a vocação da propriedade rural, sua situação técnica, econômica e legal e os recursos disponíveis na região, definir os insumos, quantificar a mão-de-obra e controlar a rotina dos serviços, definir os insumos, quantificar a mão-de-obra e controlar a rotina dos serviços, selecionar técnicas de cultivo, materiais, recursos humanos, máquinas, implementos e equipamentos adequados à realidade da propriedade rural, pesquisar e aplicar novas tecnologias para otimizar a produtividade de plantações e criações, identificar e analisar dados, informações estatísticas, séries econômicas; que o auxiliam na compreensão dos cenários do agronegócio, analisar cadeias produtivas, diferenciando os conceitos de complexos agroindustriais, sistemas agroindustriais, clusters e arranjos produtivos, planejar, implementar e avaliar projetos do agronegócio, auxiliar os profissionais de outras áreas a compreenderem a dinâmica dos complexos agroindustriais e entre outras atribuições.

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h37, última modificação 31/10/2017 09h57

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Calendário Acadêmico

por Diretoria de TI última modificação 18/01/2019 16h29

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Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h38, última modificação 15/02/2018 14h31
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação
Edvaldo Vieira Pacheco Santana 
DE
Cheila Cristina Naves Barbiero
DE
Antonio Marcos Araujo Ferreira
DE
Pedro Heber Estevam
DE
Clauber Rosanova
DE
Claudir Vivan
DE
Vanessa David Domingos
DE
Tassia Reury da Piedade Mesquita 
20h
Frank Toshimi Tamba 
DE
Thomas Vieira Nunes
DE
Aurinês Queiroz Borges
DE
Artur Ferreira Lima Neto
DE
Adão Pinto dos Santos
DE
Robleik Barbosa
DE
Phillipe Farias Ferreira
20h
Joel dos Santos Brandão
20h
Madson Teles de Souza 
DE
Ana Carolina Nogueira Falcão
40h
Luiz Antonio Lopes Toledo 
DE
Antonelli Santos Silva
DE
DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h38, última modificação 23/10/2019 11h36

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Editais

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h38, última modificação 12/09/2019 14h21

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Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h38, última modificação 14/08/2019 15h56

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Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 29/03/2019 10h50, última modificação 29/03/2019 10h50

Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aulas, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.

Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.

Campus Palmas conta com a Coordenação de  Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena.  E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual,  bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).

Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.

Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.

O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.

A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.

 

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h38, última modificação 17/10/2017 11h13

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