Você está aqui: Página Inicial > Campus Palmas > O Campus > Cursos > Graduação > Licenciatura > Matemática > Sobre o Curso

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 14/02/2020 17h50, última modificação 14/02/2020 17h50

Matemática

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): César de Oliveira Zica
E-mail: matematica.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4085

Dados Gerais
Grau Licenciatura
Área do Conhecimento Ciências Exatas e da Terra
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo de 8 semestres (4 anos) e Máximo de 16 semestres (8 anos)
Autorização Resolução Ad Referendum n.º 001/2009/CONSELHO GESTOR/IFTO, de 9 de junho de 2009 e Resolução n.º 007/2010/CONSUP/IFTO, de 30 de junho de 2010
Reconhecimento Portaria MEC n.º 294, de 8 de julho de 2016.
Renovação de Reconhecimento -
Conceito ENADE 4 (2014)
Conceito Preliminar do Curso (CPC) -
Conceito de Curso (CC) 4 (2016)

Objetivo Geral: 

O curso superior de Licenciatura em Matemática do IFTO tem por objetivo formar professores para a educação básica na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, possibilitando ao graduado uma visão do conhecimento pedagógico e matemático, de modo que este profissional possa especializar-se posteriormente em sua área de atuação, ou em áreas afins.

Objetivos Específicos:

Oferecer, ao longo do processo de formação, situações de aprendizagem que levem o discente à vivência de situações que facilitarão a associação entre o conhecimento adquirido e a prática profissional para:
1º atuar com base numa visão abrangente do papel social do educador e da compreensão da ciência como atividade humana contextualizada e como elemento de interpretação e intervenção no mundo;
2º exercer a reflexão crítica sobre sua própria prática como educador, sendo capaz de buscar e compreender novas ideias e novas tecnologias, relacionando-as ao ensino de Matemática;
3º buscar o conhecimento com autonomia intelectual e nele reconhecer um recurso para a emancipação e possibilidade de maior equalização de oportunidades socioeconômicas; 

4º refletir sobre a prática pedagógica do ensino fundamental e médio da Matemática de forma contextualizada, por meio do aprofundamento teórico dos conteúdos com as atividades didáticas, para uma aprendizagem significativa;

5º elaborar projetos para o ensino fundamental e para o ensino médio coerentes com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais e com a práxis educativa, com consequente melhoria do ensino da Matemática;
6º utilizar tecnologias de ensino compatíveis com o nível de complexidade dos conteúdos de Matemática;
7º realizar atividades científicas desde a produção de textos, práticas laboratoriais e laborais, práticas de ensino, modelos explicativos e projetos de investigação, relacionados com a atuação docente e com a aplicabilidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos na compreensão da Matemática e suas relações sociais;
8º sugerir alternativas de avaliação da aprendizagem como um processo contínuo, tendo em atenção o discente como sujeito ativo, cognitivo, afetivo e social;

9º utilizar o saber científico e tecnológico, particularmente alguns conteúdos básicos que funcionam como parâmetros de abordagem da realidade e como instrumento para entender e resolver as questões problemáticas da vida cotidiana;
10º compreender a Matemática como uma atividade humana contextualizada, desenvolvendo atitudes positivas, facilitadoras de inserção na sociedade atual.

 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso