Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 12/02/2019 10h30, última modificação 08/01/2020 16h20

Engenharia Agronômica

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236-4068

Coordenador(a): Artur Ferreira Lima Neto
E-mail: agronomia.palmas@ifto.edu.br
Telefone:

Dados Gerais
Grau Bacharelado
Área do Conhecimento Ciências Agrárias
Turno Integral: Matutino (Maior período de concentração das aulas) e Vespertino
Duração do Curso 5 anos ou 10 semestres 
Autorização

Resolução ad referendum n.º 19/2018/CONSUP/IFTO, de 5 de setembro de 2018.

RESOLUÇÃO N.º 61/2018/CONSUP/IFTO, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018.

Reconhecimento
Renovação de Reconhecimento
Conceito ENADE
Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Objetivo Geral: 

Formar profissionais habilitados, com uma postura técnica e pró-ativa capazes de atuar com princípios éticos, para contribuir com o desenvolvimento agropecuário sustentável no Estado do Tocantins.

Objetivos Específicos: 

  • Contribuir na formação de Engenheiros Agrônomos competentes em consonância às demandas atuais do sistema agrícola para uma produção de alimentos sustentável e rentável.

  • Capacitar técnica e empresarialmente os egressos de nível médio vocacionados para a área, bem como propiciar oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento a estudantes egressos dos Cursos Técnicos, bem como cursos afins;

  • Contribuir para a formação integral dos indivíduos, necessária à atuação responsável e idônea da atividade profissional, sintonizada com os planos de desenvolvimento da região e do país.

  • Desenvolver competências e habilidades humanas voltadas para os aspectos sociopolíticos e para o desenvolvimento sustentável da região metropolitana de Palmas e do Brasil.

  • Fornecer os pressupostos básicos, intelectuais e tecnológicos para a compreensão, desenvolvimento e solução de problemas na agropecuária, no âmbito acadêmico e, ou, profissional.

  • Promover e estimular o desenvolvimento das capacidades pessoais dos estudantes de modo a favorecer e potencializar o espírito empreendedor e gerencial.

  • Promover a articulação teórico-prática de forma a antecipar novas condições para a atividade, com reflexões sobre a dinâmica do contexto e contínuas mudanças no desenvolvimento tecnológico no setor do agronegócio.

  • Estimular a pesquisa na área agronômica, promovendo sua articulação com os vários níveis de produção e disseminação de conhecimentos, da pesquisa de base à pesquisa aplicada, favorecendo mudanças e transformações.

  • Oportunizar aos profissionais do setor, preparando-os para administrarem propriedades rurais, competitivamente e de maneira sustentada, garantindo níveis crescentes de renda para suas famílias e fortalecendo a integração dos produtos gerados pelo setor agrícola com o setor industrial de alimentos da Região;

  • Promover atividades e experimentos técnicos, que impulsionem a busca permanente no recriar de alternativas, usando adequadamente as riquezas materiais e culturais da região, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

  • Coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;

  • Dirigir programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características dos empreendimentos rurais, a pluriatividade, o associativismo e o cooperativismo no agronegócio;

  • Formar profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural, com capacidade para gerar tecnologias, operar, maximizar e dar sustentabilidade aos sistemas agroindustriais, a partir do conhecimento das atividades rurais e das relações intersetoriais com o mercado.

  • Preparar profissionais capacitados para atuar em equipes multidisciplinares, compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, para atuar como engenheiros agrônomos que atuem no planejamento e na organização de agroindústrias de acordo com as potencialidades locais.

  • Utilizar a tecnologia na elaboração de projetos administrativos para a agropecuária, visando a eficiência econômica e a eficácia dos resultados de uma empresa rural, não importando o tamanho da propriedade, e de forma que esta seja de uma autêntica empresa rural, buscando-se o lucro através da comercialização dos produtos obtidos.

Campo de Atuação:

  

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso (Vigente)