Você está aqui: Página Inicial > Campus Palmas > O Campus > Cursos > Graduação > Bacharelado > Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

por Diretoria de TI publicado 02/10/2018 14h23, última modificação 04/01/2019 10h47

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 12/02/2019 10h30, última modificação 12/02/2019 11h14

Engenharia Agronômica

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236-4068

Coordenador(a): Artur Ferreira Lima Neto
E-mail:
Telefone:

Dados Gerais
Grau Bacharelado
Área do Conhecimento Ciências Agrárias
Turno Integral: Matutino (Maior período de concentração das aulas) e Vespertino
Duração do Curso 5 anos ou 10 semestres 
Autorização

Resolução ad referendum n.º 19/2018/CONSUP/IFTO, de 5 de setembro de 2018.

RESOLUÇÃO N.º 61/2018/CONSUP/IFTO, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018.

Reconhecimento
Renovação de Reconhecimento
Conceito ENADE
Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Objetivo Geral: 

Formar profissionais habilitados, com uma postura técnica e pró-ativa capazes de atuar com princípios éticos, para contribuir com o desenvolvimento agropecuário sustentável no Estado do Tocantins.

Objetivos Específicos: 

  • Contribuir na formação de Engenheiros Agrônomos competentes em consonância às demandas atuais do sistema agrícola para uma produção de alimentos sustentável e rentável.

  • Capacitar técnica e empresarialmente os egressos de nível médio vocacionados para a área, bem como propiciar oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento a estudantes egressos dos Cursos Técnicos, bem como cursos afins;

  • Contribuir para a formação integral dos indivíduos, necessária à atuação responsável e idônea da atividade profissional, sintonizada com os planos de desenvolvimento da região e do país.

  • Desenvolver competências e habilidades humanas voltadas para os aspectos sociopolíticos e para o desenvolvimento sustentável da região metropolitana de Palmas e do Brasil.

  • Fornecer os pressupostos básicos, intelectuais e tecnológicos para a compreensão, desenvolvimento e solução de problemas na agropecuária, no âmbito acadêmico e, ou, profissional.

  • Promover e estimular o desenvolvimento das capacidades pessoais dos estudantes de modo a favorecer e potencializar o espírito empreendedor e gerencial.

  • Promover a articulação teórico-prática de forma a antecipar novas condições para a atividade, com reflexões sobre a dinâmica do contexto e contínuas mudanças no desenvolvimento tecnológico no setor do agronegócio.

  • Estimular a pesquisa na área agronômica, promovendo sua articulação com os vários níveis de produção e disseminação de conhecimentos, da pesquisa de base à pesquisa aplicada, favorecendo mudanças e transformações.

  • Oportunizar aos profissionais do setor, preparando-os para administrarem propriedades rurais, competitivamente e de maneira sustentada, garantindo níveis crescentes de renda para suas famílias e fortalecendo a integração dos produtos gerados pelo setor agrícola com o setor industrial de alimentos da Região;

  • Promover atividades e experimentos técnicos, que impulsionem a busca permanente no recriar de alternativas, usando adequadamente as riquezas materiais e culturais da região, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

  • Coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;

  • Dirigir programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características dos empreendimentos rurais, a pluriatividade, o associativismo e o cooperativismo no agronegócio;

  • Formar profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural, com capacidade para gerar tecnologias, operar, maximizar e dar sustentabilidade aos sistemas agroindustriais, a partir do conhecimento das atividades rurais e das relações intersetoriais com o mercado.

  • Preparar profissionais capacitados para atuar em equipes multidisciplinares, compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, para atuar como engenheiros agrônomos que atuem no planejamento e na organização de agroindústrias de acordo com as potencialidades locais.

  • Utilizar a tecnologia na elaboração de projetos administrativos para a agropecuária, visando a eficiência econômica e a eficácia dos resultados de uma empresa rural, não importando o tamanho da propriedade, e de forma que esta seja de uma autêntica empresa rural, buscando-se o lucro através da comercialização dos produtos obtidos.

Campo de Atuação:

  

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso (Vigente)

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 02/10/2018 14h23, última modificação 02/10/2018 14h23

Acervo do curso - Leia mais…

Calendários Acadêmicos

por Diretoria de TI publicado 02/10/2018 14h23, última modificação 18/01/2019 16h24

Calendários Acadêmicos - Leia mais…

Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 22/04/2019 17h35, última modificação 19/08/2019 11h48
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação
 Alysson Soares da Rocha
DE http://lattes.cnpq.br/6240408320021411
 Artur Ferreira Lima Neto
DE http://lattes.cnpq.br/0719515250952128
Antônio Carlos Silveira Gonçalves
DE http://lattes.cnpq.br/7870276355582311
Aurines Queiroz Borges
DE http://lattes.cnpq.br/4717935178319689
Carina Aparecida Lima de Souza
DE http://lattes.cnpq.br/3665121449542103
Cheila Cristina Naves Barbiero
DE http://lattes.cnpq.br/4186991309162650
Clauber Rosanova
DE http://lattes.cnpq.br/7972192734326864
Edvaldo Vieira Pacheco Sant'Ana
DE http://lattes.cnpq.br/0869594394531127
Frank Toshimi Tamba
DE http://lattes.cnpq.br/4168554870516938
Joaquim José de Carvalho 40h http://lattes.cnpq.br/6432289075200127
José Eustáquio Canguçu Leal DE http://lattes.cnpq.br/8293643011881394
Marcelo Mendes Pedroza DE http://lattes.cnpq.br/4401608528438096
Maria Lucimar de Oliveira Souza DE http://lattes.cnpq.br/2614120809167597
Mauro Lúcio Torres Correa DE http://lattes.cnpq.br/6622474198666092
Otávio Cabral Neto DE http://lattes.cnpq.br/5027409571651307
Pedro Heber Estevam Ribeiro DE http://lattes.cnpq.br/7139199080500392
Phillipe Farias Ferreira 20h http://lattes.cnpq.br/3018242687193013
Rafael Tagori de Melo Cutrim Martins 20h http://lattes.cnpq.br/9590282991185732
Thômas Vieira Nunes DE http://lattes.cnpq.br/1631636030735578
Vailton Alves de Faria 20h http://lattes.cnpq.br/2642802208346201
Vanessa David Domingos DE http://lattes.cnpq.br/2513674770729718
Vinicius Souza Ribeiro DE http://lattes.cnpq.br/3947284698128236
Willy Deivson Leandro da Silva  DE http://lattes.cnpq.br/4451589924398533
DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 02/10/2018 14h23, última modificação 02/10/2018 14h23

Documentos - Leia mais…

Editais

por Diretoria de TI publicado 02/10/2018 14h23, última modificação 02/10/2018 14h23

Editais - Leia mais…

Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 19/02/2019 10h00, última modificação 20/02/2019 15h09

Horário de aula - Leia mais…

Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 29/03/2019 10h31, última modificação 29/03/2019 10h32

Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aulas, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.

Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.

Campus Palmas conta com a Coordenação de  Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena.  E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual,  bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).

Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.

Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.

O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.

A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 12/02/2019 15h30, última modificação 12/02/2019 15h29

Grade Curricular - Leia mais…