Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visitas técnicas revelam realidade enfrentada por escolas a estudantes de licenciaturas

Linguagens e Artes

Projeto Linguagem e Comunicação
por Eliane Vieira publicado: 22/11/2018 12h01 última modificação: 22/11/2018 12h06

Por meio do Projeto "Linguagem e Comunicação" idealizado pela professora do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Ronilda Lopes, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras, Física e Matemática realizaram no dia 13 de novembro uma visita técnica à Escola Estadual de Tempo Integral Augusto dos Anjos.

A visita, proposta como atividade das disciplinas de Gestão e Políticas educacionais e Temas transversais, teve como objetivo revelar aos estudantes das licenciaturas a realidade enfrentada pelas instituições de ensino da capital. “Por meio dessas visitas os nossos estudantes podem conhecer a realidade enfrentada nas escolas de Palmas, pois em outra ocasião tais alunos viram o PPP de outras escolas, ações e projetos interessantes que são aplicados no âmbito educacional. A partir das visitas eles percebem os desafios que os esperam. Além disso, essas atividades deixam as aulas de Gestão e Políticas educacionais mais produtivas”, frisa a professora Ronilda.

Conforme a professora durante as visitas os estudantes puderam conhecer um pouco sobre os procedimentos de gestão, estrutura/organização da escola, projetos viáveis, gastos da escola, participação ativa de professores e comunidade como um todo nos projetos da escola, a indisciplina dos alunos/ quais intervenções a escola realiza( especialmente a orientação educacional), o papel do gestor escolar/ os desafios enfrentados por ele, o papel do educador na escola/ este por sua vez executa vários papéis como: colaborador/ parceiro/psicólogo/orientador/ entre outros.