Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VIII Fórum de Ensino é realizado na Reitoria

Notícias

VIII Fórum de Ensino é realizado na Reitoria

Proen

Gerentes de Ensino se reúnem para discutir práticas do setor
por Mayana Matos publicado: 14/11/2018 11h00 última modificação: 14/11/2018 12h01

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), iniciou nesta terça-feira, 13, o VIII Fórum de Ensino, que reúne os gerentes de Ensino das diversas unidades do Instituto. 

O Fórum tem como objetivo contribuir com o planejamento e desenvolvimento das ações educacionais, bem como articular e promover debates e análises das questões educacionais no âmbito do IFTO. Pela manhã, os participantes acompanharam a palestra "Metodologias ativas e práticas inovadoras: reflexões para/sobre a atualidade", proferida por Cristina Zanettini Ribeiro. 

Na ocasião, a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú, agradeceu a participação de todos. "Vamos ter dois dias de intenso trabalho, planejamento, com a convicção de que vocês sairão daqui satisfeitos. Que tenhamos todos excelente aproveitamento", disse. 

Também o reitor Antonio da Luz Júnior agradeceu a presença de todos ressaltando a importância da iniciativa. "Precisamos de momentos como esse para apresentarmos as experiências e em conjunto descobrir quais as melhores formas de fazer, apresentar e dizer que temos um padrão de qualidade na nossa instituição", disse acrescentando sobre a necessidade do IFTO estabelecer padrões e metodologias bem definidas de trabalhos na área do Ensino. "Temos que encontrar a melhor forma de fazer, obviamente, adaptando as práticas às características locais, respeitando as particularidades, mas que se tenha um norte, um caminho único a trilhar", afirmou. 

Segundo a programação, no período vespertino, foram repassados informes da Proen; trâmite para aprovação do calendário escolar/acadêmico; orientações sobre o Sinaes; análise do desempenho do IFTO no Ideb e Enade e plano para formação continuada de docentes, coordenadores e equipes. 

Para essa quarta-feira, 14, os participantes discutem as Diretrizes Curriculares Institucionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Matrizes de Referência; revisão da IN 01/2018: socializando discussões e colhendo sugestões; Referencial de Distribuição de Componentes (RDC) como instrumento de gestão da força de trabalho docente; compor comissão para implantação de Núcleos Docentes Articulados no âmbito do IFTO e regulamentos de monitoria e de projetos de Ensino. 

Diversos debates

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) promove, entre os dias 12 e 14, reuniões técnicas com os profissionais auxiliares institucionais, servidores dos setores de Registros Escolares e com profissionais das Bibliotecas dos campi. Os encontros acontecem na Reitoria do IFTO.