Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Encontro de Bibliotecários é realizado na Reitoria

Notícias

VI Encontro de Bibliotecários é realizado na Reitoria

Integração

Profissionais de diversas unidades debatem temáticas voltadas ao setor
por Mayana Matos publicado: 14/11/2018 13h00 última modificação: 14/11/2018 14h05

Acontece ao longo desta semana, entre os dias 12 e 14, o VI Encontro de Bibliotecários do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Representantes dos campi Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Formoso do Araguaia, Dianópolis, Lagoa da Confusão, Porto Nacional e Gurupi se reúnem para pontuar, discutir e propor soluções às necessidades das bibliotecas; refletir sobre a estrutura e organização e compartilhar serviços e produtos, de modo a dinamizar ações de forma unificada. 

De acordo com a bibliotecária e membro da comissão organizadora, Ustana Ferraz, o VI Encontro de Bibliotecários objetiva "promover a articulação e fortalecer  a integração entre bibliotecas do IFTO de modo que atendam um padrão de qualidade condizente com as necessidades da instituição como um todo", disse. Compõem a comissão organizadora representantes bibliotecários dos campi Palmas, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. 

Esta edição foi realizada em formato de reunião técnica. Conforme a programação, foram organizados grupos de trabalhos com temáticas acerca das bibliotecas, bem como, durante o encontro, foram apresentadas soluções e resultados. No primeiro dia de atividades, os participantes discutiram sobre o panorama atual das bibliotecas; revisão e atualização de regimentos; processos de aquisição de acervo; aquisição de sistema de segurança e revisão e, ainda, atualização de normativas. No segundo dia de encontro, os profissionais trataram sobre novos instrumentos de avaliação do MEC; Política de Desenvolvimento de Coleções; banco de compartilhamento de ações, projetos, documentos e outros. 

Nesta quarta-feira, 14, os bibliotecários estiveram reunidos com membros da Pró-reitoria de Ensino (Proen) para abordar, entre outros assuntos, relatos de experiências, questões orçamentárias, gestão do Sistema Sophia; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), etc. Como resultado das discussões, ao final do VI Encontro de Bibliotecários foi elaborado um documento a ser apresentado à Proen para conhecimento e deliberações e aos demais setores de interesse, como Proad, Diretoria de TI e Diretoria de Ensino Superior. 

O Encontro de Bibliotecários do IFTO é realizado desde 2009 e já foi sediado pelas unidades de Paraíso do Tocantins (2009), Araguaína (2010), Araguatins (2013, Gurupi (2014), Porto Nacional (2016) e este ano acontece na Reitoria.