Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Seminário Administrativo do IFTO inicia atividades nesta quarta-feira, 9

Notícias

V Seminário Administrativo do IFTO inicia atividades nesta quarta-feira, 9

Seminário Administrativo

Seminário reúne servidores e membros da comunidade em geral a fim de agregar valor à gestão pública
publicado: 09/11/2016 00h00 última modificação: 06/07/2017 11h41
Colaboradores: Guilherme Paganotto

Na manhã desta quarta-feira, 9, deu-se início a programação do V Seminário Administrativo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), idealizado pela Procuradoria Federal junto ao IFTO e pela unidade de Auditoria Interna da instituição. O evento, que é realizado anualmente, tem o objetivo de expor temas de relevância para o cotidiano administrativo.

Para iniciar a programação, a procuradora-chefe junto ao IFTO, Maristela Plessim, a chefe da Unidade de Auditoria Interna do IFTO, Rosana Brito, o pró-reitor de Administração do IFTO, Rodrigo Gori, e o presidente da Comissão de Ética do IFTO, Israel Maia, deram as boas-vindas aos participantes.

Representando o reitor do Instituto, Francisco Nairton, Rodrigo Gori falou sobre a importância da realização desse evento na instituição. "É uma oportunidade única de discutir temas muito relevantes para nós, servidores públicos, melhorando as ações desenvolvidas por meio da capacitação”, ressaltou.

Após os agradecimentos, deu-se início à palestra “Intersubjetividade complexa: comunicação e construção da ética nas relações humanas”, ministrada pelo professor de Direito da Escola Superior da Magistratura Tocantinense e da Faculdade de Palmas (Fapal), Maicon Tauchert. O palestrante comentou sobre a temática abordada. “Nossa palestra visa demonstrar que a ética é construída a cada nova interação entre as pessoas, pois há uma produção de complexidade a cada vez que interagimos, produzindo conceitos diferentes, o que gera conflitos. Temos que procurar o consenso a fim de aceitar as diferenças e saber lidar com elas”, disse.

Dando continuidade à programação, o professor do IFTO Claudir Vivan palestrou sobre “Ética e sociedade atual: algumas considerações sobre nossa relação com o outro”. “Basicamente, o tema é uma tentativa de mostrar algumas respostas sobre quem é o outro para nós, e mostrar também, a partir da perspectiva de alguns filósofos contemporâneos, que o outro para nós não deve limitar-se apenas para o outro ser humano, mas ao outro ser inumano também”, disse Claudir, que é especializado na área de Filosofia.

Para Rosália Carneiro, chefe de Gabinete do Campus Araguatins, “a realização do evento é bastante válida para adquirir conhecimentos. “Estamos na segunda palestra, e vi que já valeu a pena ter vindo, porque se eu voltasse agora, já estaria satisfeita. Aqui, quero não só aprender, mas colocar em prática também, isso é muito importante”, destacou Rosália.

O seminário segue até a próxima sexta-feira, 11, e a programação completa encontra-se anexa abaixo.