Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade tem 19 artigos apresentados em congresso regional sobre Agroecologia

Notícias

Unidade tem 19 artigos apresentados em congresso regional sobre Agroecologia

Campus Araguatins

Três artigos também foram escolhidos como melhores em seus eixos para publicação em revista
por publicado: 15/05/2017 10h00 última modificação: 07/07/2017 13h57
Colaboradores: Kelline Guimaraes

Acadêmicos e servidores do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram de 28 de abril a 1 de maio, do XVI Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERA), na Universidade Federal de Alagoas-Rio Lago.

Ao todo foram aprovados para apresentação 19 (dezenove) artigos produzidos pelos acadêmicos da unidade de ensino e um minicurso, frutos das disciplinas de Economia Rural e Metodologia Científica. E não foi somente em números que os trabalhos produzidos pelo Campus Araguatins foram destaque no ERA, três artigos foram escolhidos como melhores em seus eixos, para publicação na revista Ciência Agrícola da Universidade Federal de Alagoas. Vale destacar que esse periódico é classificado como B no QUALIS/CAPES, ou seja, entre oito níveis de classificação o segundo mais elevado na ordem de qualidade.

Os artigos selecionados foram: Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino a saúde e ao ambiente; Reforma agrária no Estado do Tocantins embasamento histórico e atual na microrregião; Uma análise na Cooperativa de produção dos agricultores familiares do Território do Bico do Papagaio.

O XVI Encontro Regional de Agroecologia (ERA) proporcionou para os acadêmicos do IFTO-Campus Araguatins um leque de conhecimento e diversidade sobre os manejos ecológicos, bem como, a oportunidade de conhecer novos profissionais da área, compartilhando experiências que encabeçam uma ajuda mútua de comunidades acadêmicas de diferentes regiões. Nós participamos de vários eventos dentro do congresso, palestras, apresentação dos artigos e no meu caso, fui ministrante juntamente ao meu colega Stiven Simm e nossa orientadora Érica Ribeiro do curso Agricultura Orgânica: otimização de pequenos espaços para a produção sustentável”, declarou com empolgação a Acadêmica do curso de Agronomia, Suzane Ribeiro Lopes. Ela acrescentou ainda, que o curso foi ministrado para uma turma de 25 alunos de cursos superiores, técnicos e comunidade, segundo a acadêmica foram alcançados ótimos resultados com a turma, que participou do curso, sendo possível troca de conhecimentos, o que auxilia significativamente na sua formação profissional.

Para a professora e coordenadora da delegação do Campus Araguatins no evento, Erica Ribeiro, o evento proporcionou a todos momentos de muito aprendizado e compartilhamento de informações, desde a forma de apresentação dos trabalhos, por meio de instalações artística pedagógica, bem como a apreciação da cultura alagoana. Um outro ponto destacado pela professora foi o engajamento dos acadêmicos com a agroecologia, como a melhor forma de construir uma sociedade igualitária, que respeite o ser humano e o ambiente.

Voltamos com a bagagem com muitas ideias de projetos de extensão e propostas de novos artigos, agradecemos a receptividade da comissão organizadora do XVI ERA e ao Campus Araguatins pelo apoio”, concluiu Erica Ribeiro.

 

O Campus Araguatins ao promover formação profissional condiciona suas ações ao fortalecimento do tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, ciente da importância de oferecer aos seus alunos experiências que vão além da transmissão de conteúdo em sala de aula. Dessa forma, tem incentivado a participação dos seus alunos e servidores em eventos científicos locais, regionais e nacionais com apresentação de trabalhos referentes aos resultados de pesquisas realizadas por eles.

 

Apresentaram trabalho: Adriane Barros, Amanda Maria Bonfim de Souza. Carla Renata Alves Rodrigues, Gessica Lima de Carvalho, Jacó Alves de Souza, Jose Lucas Sousa Santos, Juliana Lima Matos, Leticia Nunes das Neves, Lindomar Braz Barbosa Junior , Nortton Balby Pereira Araujo, Rayane Reis Sousa, Samara Lorranny, Stivem Simm, Suzane Ribeiro Lopes, Mikaely dos Santos Lira, Vitoria Virna Rodrigues Lino, Aline Correia e Erica Ribeiro.