Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidades realizam ação para reforçar importância da preservação ambiental

Unidades realizam ação para reforçar importância da preservação ambiental

Meio Ambiente

Ações de ensino, pesquisa e extensão buscam conscientizar a comunidade acadêmica
por Thâmara Filgueiras publicado: 05/06/2017 18h50 última modificação: 05/06/2017 19h06

"Você já parou para refletir quanto lixo produz por semana?" Este é um convite que a equipe do Programa de Qualidade de Vida (PQV) da Reitoria do IFTO faz para servidores e público em geral que visita a unidade. A ação abriu a semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado 5 de junho. "A ideia é despertar a consciência ecológica e incentivar as pessoas a participarem de ações de educação sobre a responsabilidade de cada um em manter um ambiente mais saudável ao seu redor", explicou Maria de Fátima Carneiro, que coordena o programa.

A data foi instituída a fim de chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, ainda considerados por muitos como inesgotáveis. No Campus Avançado Formoso do Araguaia, essas questões são tratadas durante todo o ano, e estudantes, servidores e colaboradores da unidade são convidados a participar de uma ação de revitalização da unidade a partir do uso de objetos descartados, como garrafas PETs, madeiras descartadas, restos de materiais de construção e pneus, por exemplo. E foi com esses materiais que a comunidade do campus construiu um espaço de vivência, com jardim, o bicicletário e o estacionamento. Além disso, até a próxima quarta-feira, 7, diversas ações serão realizadas com a finalidade de chamar a atenção para a data.

Campus Paraíso do Tocantins também está atento a questões ambientais e tem trabalhado rotineiramente com ações que visam a conscientização de seus estudantes a fim de formar não apenas cidadãos responsáveis, mas também pesquisadores engajados na construção de um meio ambiente equilibrado. Professores de diferentes áreas mobilizam estudantes em atividades que levem a reflexão sobre esse assunto. Prova disso, foi a ação realizada em abril deste ano pelo professor Lucas Mendes Oliveira, na qual alunos do curso de ensino médio integrado em Meio Ambiente, literalmente, colocaram a mão na terra e realizaram o plantio de árvores típicas do cerrado no entorno do campus. Na oportunidade, a turma, além de aprender um pouco mais sobre a vegetação da região em que vivem, foi orientada sobre a importância da preservação da flora da região.

Segundo, o professor Sérgio Luis Melo Viroli, em todas as pesquisas desenvolvidas na unidade, além de os resultados serem apresentados em eventos, há um retorno à comunidade em que foi desenvolvida. “Nós fazemos palestras nas quais o grupo de alunos explica o que foi realizado, apresenta propostas de melhorias e até de mudanças de comportamento, com o objetivo de gerar impactos positivos, baseado naquilo que foi levantado nos estudos de caso”, esclareceu. A unidade também reutiliza pneus velhos e garrafas PETs em seus jardins e hortas, sempre trabalhando atividades que envolvam alunos de diferentes cursos.

Em todo o IFTO, ações que integram a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) também mobilizam a comunidade em ações que visam minimizar os impactos ambientais. A reciclagem está entre essas ações, e é realizada em parceria com associações e cooperativas que promovem a reciclagem, como a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa) e a Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Amigos da Natureza), também conhecida como Cooperan, ambas em Palmas,  e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA). Todos os meses, copos descartáveis e papeis são coletados nas unidades e, além de serem reutilizados para a confecção de novos materiais, também contribuem para a renda das famílias envolvidas nessa iniciativa sustentável.