Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidades do IFTO iniciam as ações de acolhimento aos estudantes

Notícias

Unidades do IFTO iniciam as ações de acolhimento aos estudantes

Início do ano letivo

A programação é diversificada e totalmente virtual
por Mayana Matos publicado: 03/02/2021 19h50 última modificação: 03/02/2021 20h48
Colaboradores: Com informações dos Setores de Comunicação das unidades

Nesta primeira semana de fevereiro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deu início às ações de acolhimento aos estudantes para o novo ano letivo. No dia 1º de fevereiro, as unidades de Palmas, Gurupi e Porto Nacional realizaram diversas ações virtuais para recepcionar os estudantes. As demais unidades estão com programações a serem realizadas nas próximas semanas. 

Palmas

Na unidade de Palmas, foi realizada uma live para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O momento contou com a participação do reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior e da pró-reitora de Assuntos estudantis, Marilene Sepulvida. Para dar as boas vindas em nome do campus, esteve presente o diretor-geral da unidade, Wendell Costa. Aos participantes foi apresentada a Diretoria de Ensino, com a participação de Silas Lima e da Gerência do Ensino Básico, que contou com a participação Claudir Vivan.

Na ocasião, foram apresentados alguns coordenadores de cursos do ensino médio integrado. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a Diretoria de Assuntos Estudantis, que conta com a supervisão de Tânia Santana e a Coordenação Técnico-Pedagógica (Cotepe), apresentada pela servidora Raquel da Silveira. Os cursos técnicos subsequentes, superiores e do Proeja serão iniciados no dia 22 de fevereiro. 

Porto Nacional

Na unidade de Porto Nacional, a Coordenação de Assistência Estudantil (Cae), a Coordenação Técnico-Pedagógica (Cotepe), a Gerência de Ensino e as coordenações de cursos programaram uma série de atividades para marcar a volta às aulas, dar boas-vindas aos estudantes e apresentar o funcionamento da instituição aos novatos. 

Ao longo do dia 1º de fevereiro, foram realizadas transmissões ao vivo de recepção com apresentação dos setores e um momento de boas-vindas por parte dos gestores. Os momentos foram divididos para turmas do  ensino médio e subsequente, estudantes dos cursos superiores e Proeja. Nesta quarta-feira, 3, a programação foi voltada para os estudantes novatos do ensino médio. Eles receberam informações sobre acesso às salas de aulas, pela plataforma Google Classroom, e sobre os cursos. Também serão divulgados vídeos explicativos sobre editais de auxílio estudantil, acesso ao SIGA e orientações sobre como criar o e-mail institucional.

Gurupi

Na unidade de Gurupi, foi promovido o "IFTO em Ação" para acolher os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos superiores, Proeja, cursos EaD e de Pós-Graduação. O evento on-line contou com apresentação e boas vindas da gestão do IFTO, vídeo institucional e apresentação do manual do estudante. Um momento foi dedicado a dialógos sobre serviços de assistência estudantil, além bate-papo com coordenadores de curso, pais e estudantes. 

A programação foi dividida por turmas e contou com rodas de conversa sobre Pesquisa e Extensão, informes sobre a Coordenação de Registros Escolares (Cores), funcionamento da biblioteca em períodos de aulas remotas, normas do IFTO e, ainda, oficinas sobre serviços de Tecnologia da Informação para estudantes. 

Ser IFTO

O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, participou de todos os momentos e ressaltou a importância dessa iniciativa. "Com o isolamento social e toda a dinâmica do ensino remoto, os estudantes não poderão ter a oportunidade imediata de perceber a grandiosidade que é o IFTO e, é nesse contexto, que essa acolhida se torna muito importante aos estudantes novatos e também aos veteranos. É uma jeito de mostrarmos  a importância da nossa instituição. Em todos os momentos de acolhimentos temos buscado apresentar  os vários eixos que movem o IFTO, oferecer exemplos de projetos desenvolvidos naquela unidade e a importância da participação dos estudantes nesses projetos, para que percebem que, a partir desses projetos, venham a promover transformações em suas unidades e localidades. O IFTO é muito mais do que uma instituição de ensino, também faz pesquisa, ensino, extensão e tem como missão o desenvolvimento regional. É o que ressaltado aos estudantes nessas ações de acolhimento", destacou. 

Acolhimento Estudantil Virtual

A última reunião do Conselho Superior (Consup) deliberou que o formato de ensino remoto  será mantido no IFTO ao longo de todo o semestre, em razão do avanço da Covid-19. Nesse sentido, a recepção aos estudantes também tem como objetivo a orientação sobre essa modalidade de ensino.

Acolhimento Estudantil Virtual é uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantins e as unidades do IFTO. O momento será promovido conforme o calendário de cada campus e a programação contará com a participação de todas as pró-reitorias e do reitor do IFTO.

Cada  unidade será responsável por divulgar os meios de acesso aos eventos de acolhimento e, seguirão, ao longo do mês, realizando as ações conforme o início das aulas. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato via o e-mail: proen@ifto.edu.br