Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade realiza V Encontro Pedagógico

Notícias

Unidade realiza V Encontro Pedagógico

Avançado Formoso do Araguaia

Evento reuniu servidores de todas as redes de educação
por Maiara Sobral publicado: 30/01/2017 11h10 última modificação: 18/04/2018 09h41
Atividade realizada pela coordenação de Ações Integradas de Inclusão e Diversidade

Atividade realizada pela coordenação de Ações Integradas de Inclusão e Diversidade

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, o Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou o V Encontro Pedagógico da unidade. Com programação diversificada, o evento contou com a participação de educadores das redes federal, estadual e municipal de educação.

Para o gerente de Ensino, Marlon Brito, a programação do evento foi muito rica, visto que abordou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a importância da biblioteca nas ações do IFTO, procedimentos de escrita de ata na plataforma SEI, o projeto da Semana Agroinformática, a plataforma SIGA-EPCT, o Núcleo de Práticas Agroecológicas (NEA), as atividades de empreendedorismo junto à Assessoria de Empreendedorismo e o planejamento das atividades de extensão que envolvem os eventos do primeiro semestre de 2017.

O coordenador do curso de Informática, Joaquim Scavone, ressalta a importância do evento para o planejamento das atividades docentes, visto que os professores iniciaram a construção dos planos de trabalho, horários, planos de ensino, e organização das rotinas de aulas. “Este processo é contínuo, pois, os alunos serão ouvidos para que a gestão democrática prevaleça com alterações que podem ser feitas a qualquer tempo, de acordo com as necessidades da comunidade do campus”, destaca o coordenador.

Vale realçar a parceria entre a Reitoria e o Campus Avançado Formoso do Araguaia, pois foi realizada uma roda de conversa com o pró-reitor de Administração, Rodrigo Gori, sobre a construção e os desafios do orçamento do IFTO; e da pró-reitoria de Ensino, a coordenadora de Ações Integradas de Inclusão e Diversidade, Hérica Aguilar, iniciou a implantação de um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), em Formoso do Araguaia, envolvendo o IFTO e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A Secretaria Municipal da Educação participou do evento, no qual os diretores e supervisores da rede apresentaram o projeto Transformar, que atende os presidiários da cadeia pública do município, com ações voltadas ao ensino e aprendizagem. O diretor-geral de educação do órgão, Edilson Maranhão, comentou que “a aproximação entre as instituições trouxe conquistas que são otimizadas em momentos de diálogo como o que aconteceu durante o V Encontro Pedagógico”.