Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade promove evento de extensão Setembro Azul

Unidade promove evento de extensão Setembro Azul

Campus Avançado Formoso do Araguaia

O tema é "Empoderamento, Cultura e Educação de Surdos"
por Mayana Matos publicado: 12/09/2017 11h12 última modificação: 19/09/2017 12h18
Colaboradores: Marlon Santos

Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizará no próximo dia 20,  no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Formoso do Araguaia, o evento de extensão Setembro Azul: Empoderamento, Cultura e Educação de Surdos.

O evento tem o objetivo de contemplar temáticas relacionadas ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e promover a valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Comunidade Surda. A programação conta com palestras de profissionais da UFT, do Campus Palmas do IFTO e com membros da Associação de Surdos de Gurupi (ADESGU).

As inscrições serão realizadas no dia do evento e todos os participantes inscritos receberão certificados.

Movimento Setembro Azul

O Setembro Azul é um movimento voltado à valorização da cultura surda e das línguas de sinais, a partir da realização de várias ações descentralizadas pelo país, com o objetivo de mobilizar as autoridades e a sociedade civil para as reivindicações dos direitos e das causas das pessoas surdas.

A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço durante o nazismo alemão. Além disso, é no mês de setembro que encontramos datas importantes para a comunidade surda: Dia Mundial das Línguas de Sinais (10/09), Dia Nacional dos Surdos (26/09) e internacionalmente também é comemorado o dia dos surdos em 30 de setembro.

Assista ao vídeo convite em libras!

Confira a programação e participe!