Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade promove evento alusivo ao Setembro Azul

Notícias

Unidade promove evento alusivo ao Setembro Azul

Campus Avançado Formoso do Araguaia

As ações abordaram temáticas que envolvem a comunidade surda
por Mayana Matos publicado: 26/09/2017 16h00 última modificação: 18/04/2018 09h30
Colaboradores: Suelene Soares Albuquerque

Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou, no último dia 20, evento de extensão em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e ao Movimento da Comunidade Surda Setembro Azul.

A ação foi de iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas (Napne) da unidade, e teve como objetivo promover o envolvimento das comunidades internas e externa, promovendo conhecimento acerca de uma educação inclusiva.

Na ocasião, o aluno surdo do 2º modulo do curso técnico subsequente em Agricultura, Lucas Fagundes, declamou em libras a poesia “O balé das mãos”. Em seguida, Alini Albuquerque, tradutora e intérprete de Libras, discorreu sobre a “Metodologia de ensino para surdos”, além de destacar os desafios vividos à frente da Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade do Campus Palmas, do IFTO.

Além disso, o evento contou com a participação de membros da Associação de Apoio e Defesa dos Direitos dos Surdos de Gurupi-TO (Adesgu) e, na ocasião, as surdas Bianca Caroline, que atua como Membro do Conselho Fiscal, e Nina O'hana de Souza Saran da Cruz que é Tesoureira da Associação falaram sobre o tema "O papel de uma associação para o fortalecimento da comunidade surda". Durante o decorrer da programação, o professor e coordenador surdo do curso de Letras/Libras do Campus Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Leão, finalizou com a palestra: “Educação Inclusiva e permanência da pessoa surda no mercado de trabalho: limites e possibilidades”. Ao final, houve um momento de mesa redonda, no qual os presentes puderam direcionar perguntas e dúvidas aos palestrantes.

Suelene Albuquerque, coordenadora do evento de extensão, comemorou a motivação proporcionada à comunidade em geral a partir desse evento. “As contribuições tiveram um excelente impacto na comunidade do município de Formoso do Araguaia. Visto que, a maior parte do público era formado por profissionais da área da educação o evento foi uma formação no que diz respeito a luta por uma educação inclusiva com uso da metodologia de ensino adequada aos surdos e a comunidade surda presente se sentiu homenageada”, destacou.