Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade promove atividades em alusão ao Setembro Amarelo

Notícias

Unidade promove atividades em alusão ao Setembro Amarelo

Campus Gurupi

Participam estudantes, pais, gestores e servidores
por Mayana Matos publicado: 13/09/2018 10h00 última modificação: 13/09/2018 10h19
Colaboradores: Luícia Ferreira

O Campus Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desenvolve, durante todo este mês, ações em alusão ao Setembro Amarelo. 

Engajada na sensibilização da valorização da vida, por meio do desenvolvimento de ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio, a unidade iniciou as atividades no último dia 11 com oficina de confecção de materiais informativos, para serem afixados em pontos de grande circulação da comunidade escolar, organizada por estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio. Pontos de iluminação amarela serão colocados em lugares estratégicos da unidade.

Ao longo do mês de setembro, as atividades vão contar com a participação dos estudantes, pais, gestores e servidores. Nesta quinta-feira, 13, os pais dos estudantes participam da palestra “Como identificar comportamentos-problema e ajudar na prevenção do suicídio?”.  No próximo dia 20, será a vez dos estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que irão participar do Cine Debate. Já os estudantes dos terceiros
anos participarão do Café Literário acerca da temática a será realizado no próximo dia 28. Por sua vez, os estudantes dos cursos de graduação produzirão um vídeo em Libras com narração em português, sobre a prevenção ao suicídio.

“Estamos realizando várias ações em nessa sensibilização em valorização à vida. Hoje estamos reunidos com os alunos dos primeiros anos com o objetivo de conscientizar, orientar, e mais que isso: por meio das oficinas fazer com que eles coloquem em prática o que aprenderam produzindo o próprio material de conscientização que vai ser utilizado no campus, uma ideia de pinteração e prevenção associada", ressaltou Vilker Nascimento, psicólogo da unidade. 

A campanha conta a colaboração dos profissionais das áreas de psicologia, orientação educacional, serviço social, assistentes de alunos, técnicos em assuntos educacionais, assistente de administração e sua coordenação, de modo a proporcionar orientações sobre a prevenção ao suicídio para toda a comunidade do campus e população em geral. 

(Colaboração Luícia Ferreira)