Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Notícias

Unidade promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Colinas do Tocantins

Diversas ações alusivas à data foram realizadas
por Mayana Matos publicado: 30/09/2016 08h45 última modificação: 18/04/2018 09h24

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o Campus Colinas do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas (Napne) da unidade, diversas ações alusivas à data.

No dia 21 de setembro foi realizado o Cine Debate com a participação de alunos do 1º ano do curso técnico em Agropecuária. O debate sobre o filme apresentado foi conduzido pelas representantes do Napne, Jahny Kássia Duarte e Suelene Soares, e a professora de Sociologia Sabrina Silva.

A programação que se estendeu até o dia 23 e contou com a realização de oficina de Libras com o “objetivo de disseminar da língua, bem como despertar o interesse dos alunos pela cultura surda além de proporcionar o primeiro contato com o assunto visto que ela faz parte da grade curricular do curso”, esclareceu Suelene. A atividade foi realizada com estudantes do curso superior em Licenciatura em Computação e contou com a colaboração da professora de Pedagogia Katiucia da Silva.

Também foi realizada a atividade #Hora da Inclusão. O professor de Educação Física Kairo Tavares promoveu jogos de voleibol na modalidade sentado, inspirado nos jogos paralímpicos, de modo a sensibilizar os alunos para prática da inclusão na instituição. No encerramento das ações, membros do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) fizeram apresentação musical em Libras.

A servidora Suelene Soares, intérprete de Libras, é responsável pela equipe interdisciplinar que integra ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que atualmente, atende alunos com baixa visão e com deficiência física no campus.