Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade promove ação para recuperação de nascentes e matas ciliares do Rio Taquari

Campus Araguatins

Projeto de extensão envolve estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas
publicado: 30/01/2017 15h14 última modificação: 30/01/2017 15h19
Colaboradores: Kelinne Oliveira
Estudantes realizam reflorestameto previsto no cronograma do projeto

Preocupados com a redução das matas ciliares entorno das nascentes do Rio Taquari, localizado no município de Araguatins, foi idealizado um projeto de extensão no Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que tem como finalidade principal promover técnicas conservacionistas para a recuperação de nascentes e matas ciliares no Núcleo de Produção Agrícola (NPA) Boa Sorte.

Uma das atividades previstas no cronograma do projeto foi realizada na segunda-feira, 23. Na ocasião, foi feito o reflorestamento das Áreas de Proteção Permanentes (APPs), na região ao redor das nascentes, utilizando espécies nativas cultivadas no viveiro de mudas do Campus Araguatins.

De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Barros, ações que visam à preservação do Rio Taquari são necessárias, tendo em vista que devido ao cultivo de pastagens e culturas agrícolas é crescente o desmatamento na região, em decorrência disso, tem ocorrido uma redução de matas ciliares entorno de suas nascestes.

A professora destaca ainda que tal fato é motivo de preocupação, uma vez que as matas ciliares têm a função de manter a quantidade e qualidade da água do rio, além de proteger as nascentes. “O Rio Taquari é a principal fonte hídrica para a população urbana de Araguatins, além de ser fonte hídrica para outras comunidades rurais, como exemplo, o NPA Boa Sorte”, ressalta Juliana.

O projeto tem a participação dos alunos do curso de Agronomia Laercio Bandeira, Samuel Bezerra, Breno Ricardo dos Santos, Gaspar Ferreira dos Santos e Zilma dos Santos Dias, contando ainda com a colaboração dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Karla Agda Botelho, Raqueline Costa e Thalison Matheus Vieira.