Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade capacita professores da rede municipal com curso de Libras

Notícias

Unidade capacita professores da rede municipal com curso de Libras

Campus Colinas do TO

A parceria se deu por meio de curso FIC
por Mayana Matos publicado: 28/06/2016 17h00 última modificação: 14/07/2017 17h34

O Campus Colinas do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) firmou, em 20 de maio, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Colinas, por intermédio da Secretária Municipal de Educação (Semed), para a capacitação de 45 professores da rede municipal com o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), nível básico, na área de Libras.

De acordo com o diretor-geral pro tempore Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, a oferta será em nível básico, "uma vez que o não dessa linguagem por parte do docente, gera vários problemas e/ou barreiras no processo ensino-aprendizagem, principalmente na comunicação e aquisição de conhecimentos pelo próprio surdo e no estabelecimento de sua identidade", disse.

O curso tem carga horária de 160 horas e tem o objetivo de capacitar os professores da rede pública de educação básica sobre a importância do estudo em Libras na interação e processos de aprendizagens com alunos surdos, bem como apresentar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais.

O diretor Paulo Hernandes Gonçalves da Silva ressaltou a importância da ação. “A formação de professores deve ser constante, principalmente, no que diz respeito à educação inclusiva, e por isso, o ensino de Libras para o docente é fundamental para que este seja um facilitador do processo de comunicação e do aprendizado do aluno. O estudante surdo precisa sentir-se inserido no ensino", afirmou.

Além do diretor do campus, participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Maria Helena Defavari; o subsecretário Odilon Monteiro; a gerente de Ensino Eliane Mittelstad; a gerente de Administração Rejane Marinho e diretores das escolas envolvidas. As aulas acontecem na Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira. O primeiro encontro contou com a participação do professor William Jhone Ferreira, do Campus Araguatins, que se deslocou até Colinas para a realização da atividade.