Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Turmas apresentam projetos integradores

Notícias

Turmas apresentam projetos integradores

Técnicos subsequentes

Esse é um dos requisitos para obtenção do certificado ao final do curso.
por Luciana Santal publicado: 16/03/2018 11h18 última modificação: 16/03/2018 11h22

Para encerrar as atividades dos 2º e 3º módulos de um curso técnico subsequente no Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os alunos precisam apresentar pré-projetos de pesquisa e projetos integradores, respectivamente. As últimas apresentações foram realizadas no dia 8 de fevereiro, na sala de reuniões.

Na ocasião, os presentes assistiram à exposição de dois pré -projetos. O primeiro, com o título "Glossário virtual em libras para o curso técnico de informática", teve a orientação do professor Antônio Filho do Reis e da tradutora e intérprete em Libras, Lelma Nunes Silva Barbosa, e foi produzido pelos alunos Lorrane Cristina de Oliveira Braz, Thainá Nunes Pires Santana e Átila Miqueias Alves Lira.

Esse pré-projeto chamou a atenção por ter surgido da necessidade de uma aluna surda do curso técnico em informática, que precisava aprender alguns termos da área ainda não divulgados em libras. De acordo com a coordenadora dos cursos técnicos, Lucivania Pereira Glória, esse glossário, ao ser concluído, será de grande auxílio para alunos e professores do campus e de instituições externas.

O segundo pré-projeto, com o título " Website sobre TI sustentável em Porto Nacional -TO" e orientado pelo professor Rafael Miranda Correia, foi apresentado pelos alunos Gladson nogueira, Marília Batista, Neuile Rodrigues e Richerly Pereira.

Para finalizar, os alunos Adriano Ferreira Guimarães e Larisse Barbosa Pereira apresentaram o Projeto "Sistema de publicização de serviços profissionais e produtos em Porto Nacional -TO", sob orientação do professor Rafael Miranda Correia. A pedagoga e técnica em Assuntos Educacionais do campus, Marilene Dantas, participou de todas as bancas como avaliadora.

O professor Rafael destacou a importância dos projetos integradores para o curso técnico em informática: "São projetos que estão cada vez mais completos e de fácil utilização tantos pelos alunos do Campus Porto Nacional como pela comunidade em geral".