Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalhos de professoras da unidade são premiados em evento internacional

Notícias

Trabalhos de professoras da unidade são premiados em evento internacional

CAMPUS PALMAS

As apresentações foram realizadas em cidades da Europa
por publicado: 13/12/2016 00h00 última modificação: 13/12/2016 17h33
Colaboradores: Eliane Vieira
Arquivo Institucional Registro de uma das apresentações

Registro de uma das apresentações

As professoras da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Mary Senna e Veruska Dutra, tiveram trabalhos premiados na "18th International Conference on Sustainable Tourism Management" e "18th International Conference on Human Development and Family Studies", realizadas em Paris, na França, e em Londres, na Grã-Bretanha, no mês de novembro.

Os trabalhos foram originados das teses das professoras, que defenderam recentemente seus doutorados na Universidade de São Paulo (USP). Em Paris, as professoras apresentaram o trabalho "Qualidade de vida dos beneficiários do programa do Governo Federal Bolsa Família: um estudo de caso em Mateiros/TO/Brasil. Autores Mary L. G. S. Senna, Afonso R. Aquino, Veruska C. Dutra, Carlos H. C. Tolentino. Já em Londres foram apresentadas as seguintes pesquisas: Uma proposta de método para mensurar a satisfação da comunidade local sobre o turismo por meio de indicadores: um estudo de caso do Parque Estadual Do Jalapão/Tocantins. Autores: Veruska Dutra, Mary Lúcia Gomes Silveira De Senna, Afonso Rodrigues De Aquino; Monitoramento de indicadores-chave de turismo sustentável no Parque Estadual do Jalapão / Tocantins: um estudo de caso sobre indicadores ambientais. Autores: Veruska Dutra e Afonso Aquino; A Pegada Ecológica do Turismo no Jalapão/TO/Brasil, Autores Mary L. G. S. Senna e Afonso R. Aquino.

Segundo a professora Veruska Dutra, estes trabalhos são fruto da dedicação às pesquisas realizadas na região do Jalapão. A professora destaca que os resultados devem ser divulgados para que o mundo tenha a oportunidade de conhecer as riquezas naturais do Tocantins e também saber que a região está sendo monitorada e que pode alcançar a tão idealizada prática de turismo sustentável.

A professora Mary Senna ressalta que "o simples fato de apresentarmos em congressos internacionais em língua estrangeira já seria desafiador. Os prêmios vieram para mostrar que no Brasil desenvolvemos pesquisa de ponta e que as pesquisas são competitivas a nível mundial". A professora ainda apresentou mais um trabalho representando o IFTO em um outro evento internacional intitulado "18th International Conference on Health Education", realizado na cidade de Amsterdã, na Holanda. O trabalho é intitulado: "Conhecimento e Atitude: Desafios da Educação Continuada em Saúde. Autores André M. Senna, Mary L. G. S. Senna, Rosa Maria Machado de Sena".

A professora destaca a participação do também servidor do Campus Palmas, Carlos Henrique Tolentino, em um dos trabalhos apresentados. O servidor auxiliou as professoras no desenvolvimento de um software, que permitiu a análise dos dados sobre qualidade de vida.

(Com a colaboração da professora Mary Senna)