Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e TCE firmam parceria para aquisição de laboratórios

Notícias

IFTO e TCE firmam parceria para aquisição de laboratórios

Controle e Ensino

Novos equipamentos são instalados na unidade de Palmas
por Mayana Matos publicado: 28/02/2020 14h22 última modificação: 28/02/2020 19h36
Em um dos laboratórios inaugurados, o técnico explica aos gestores do TCE e IFTO o funcionamento da instalação. Fim da descrição.

Em um dos laboratórios inaugurados, o técnico explica aos gestores do TCE e IFTO o funcionamento da instalação. Fim da descrição.

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) inaugurou nesta sexta-feira, 28, os laboratórios de pavimentos na unidade de Palmas, resultado de parceria firmada com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO). O objetivo é utilizar a estrutura de laboratórios do IFTO em auditorias de obras públicas realizadas pelo TCE.

Com a parceria, os laboratórios da unidade passam a ser mais completos, por meio da aquisição de novos equipamentos, de modo a proporcionar melhor desenvolvimento técnico na área de pavimentação.

Na ocasião, o servidor do TCE e professor na unidade de Palmas, Thiago Dias, ressaltou a importância da parceria. "Esse é um momento muito importante para ambas instituições. É uma parceria que já tem dado muitos bons frutos. O TCE terá condições de fazer ensaios técnicos de engenharia civil em diversas áreas. Inicialmente, ensaios de solos e pavimentos e, posteriormente, estender para edificações. Isso trará uma qualidade maior para nossas auditorias e inspeções", disse.

O presidente do TCE, Severiano Costandrade, agradeceu o envolvimento das equipes. "Nós, do Tribunal de Contas, temos essa preocupação em oferecer para a sociedade um bom serviço. Estamos buscando o aprimoramento do nosso trabalho. Buscamos parcerias com as instituições de ensino e esse esforço conjunto visa melhorar a prestação dos serviços. Parabenizo ao Instituto. Nos colocamos à disposição para fortalecer essa parceria e que ela seja um diferencial no Estado do Tocantins", afirmou.

Na prática, auditores do TCE, junto com equipes do Instituto, irão a campo colher amostras de materiais a serem ensaiados nos laboratórios do IFTO ou poderão fazer os ensaios in loco. Os ensaios serão realizados pelo técnico de laboratório, podendo ser acompanhado pelos fiscais do IFTO e do TCE.

O diretor-geral da unidade de Palmas, Wendell Costa, agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "Essa parceria é de grande importância para a nossa instituição. Atuamos como facilitadores nas relações institucionais, de modo a buscar sempre a melhoria dos nossos serviços para o bem de toda a comunidade", disse.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Karini Amorim, na ocasião, representando o reitor do IFTO, Antonio da Luz, ressaltou a importância da relação entre as duas instituições. "Temos um ótimo time de profissionais no IFTO e podem contar conosco. Sei da disponibilidade do TCE em nos ajudar e até aperfeiçoar essa 'estrada' que estamos pavimentando hoje. Acolhemos essa parceria e temos sim outras possibilidades de trabalharmos em conjunto, para que as instituições possam cumprir bem a sua missão, seja no controle, seja na educação: pilares de uma sociedade forte e justa", afirmou.