Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Soluções inovadoras do IFTO chamam à atenção durante a Unitec

Notícias

Soluções inovadoras do IFTO chamam à atenção durante a Unitec

Sebrae e instituições

"Impressiona a capacidade técnica e intelectual dos estudantes", diz visitante.
por Mayana Matos publicado: 22/11/2018 12h00 última modificação: 22/11/2018 12h17

Diversos projetos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chamaram à atenção do público durante a primeira Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), promovida pelo Sebrae e Fieto, em parceria com o IFTO e demais instituições de ensino: Ceulp Ulbra, Faculdade Católica, ITPAC, UFT, Unirg e Unitins. 

O evento, gratuito, acontece nos dias 21 e 22 e tem o objetivo de aproximar pesquisas e trabalhos acadêmicos das demandas de mercado voltadas aos pequenos negócios e a indústria. As exposições são realizadas no hall da Biblioteca do Campus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), das 17 às 22 horas. 

A egressa Débora Fernandes, do curso de Licenciatura da Computação, do Campus Porto Nacional, falou da importância de participar da Feira. "É importante abrir para a comunidade esse projeto, para que conheçam as pesquisas que estão sendo realizadas na instituição", ressaltou acrescentando que o protótipo é resultado de um trabalho de conclusão de curso e que segue em aperfeiçoamento. Débora está expondo um dicionário de tradução de termos técnicos da área de informática para Libras. "O objetivo do dicionário é catalogar essa tradução e disponibilizar em Libras de forma on-line", disse. 

Samuel Rodrigues, estudante do curso técnico em Mecatrônica do Campus Palmas, junto à sua equipe, fizeram exposição de robôs, entre eles o que foi vencedor em competição realizada no Canadá. "O robô tem o propósito de resgate. Ele vai percorrer por áreas de difícil acesso. Esse robô pode alcançar lugares inacessíveis ao homem, em casos de desastres, por exemplo", afirmou. O equipamento consegue captar imagens, medir temperatura e fazer diferentes leituras eletrônicas. 

As gêmeas Jacileia Silva, também do curso de Mecatrônica e Jacicleia Oliveira, do curso de Informática, ambas estudantes do Campus Palmas, fizeram exposição do projeto Open-Wifi, que consiste em uma base para que outros projetos que necessitem de uma transmissão de dados possam se conectar em rede. O projeto pode ser aplicado para envio e recebimento de informações automáticas em sistemas de abastecimento de água, semáforos, câmeras de vigilâncias, podendo vir a gerar uma "cidade inteligente". "É muito importante essa iniciativa porque temos a oportunidade de mostrar o nosso projeto, inclusive para possíveis patrocínios no que diz respeito à sua aplicabilidade. O IFTO trouxe uma grande experiência para minha vida, inúmeras oportunidades. Por isso, é muito gratificante estar aqui representando nossa instituição", declarou Jacileia Silva. 

O visitante Rômulo Báccaro, engenheiro agrônomo e tecnólogo em Gestão Ambiental, avaliou positivamente as experiências apresentadas pelos estudantes do IFTO. "Impressiona a capacidade técnica e intelectual dos estudantes, mostrando que o nosso país tem potencial para apresentar esse diferencial que somos e que, por vezes, não é reconhecido. São projetos futuristas, acessíveis, que apresentam mecanismos de implantação convincentes e que justificam o custo-benefício", declarou.

Para Rômulo, o evento representa a união de esforços em busca de inovações e desenvolvimento. "Não se fala mais em tecnologia sendo expandida unilateralmente. Uma instituição não faz tudo sozinha. É preciso buscar as parcerias entre diversos setores. Não há como fugir disso. Que tenham mais iniciativas como esta, envolvendo outras instituições, inclusive alcançando o interior do Estado, onde é possível encontrar muitos outros talentos aguardando apenas uma oportunidade", enfatizou. 

Projetos do IFTO

A Unitec conta com a exposição de nove projetos desenvolvidos por servidores e estudantes do IFTO, entre diversas unidades. Mais detalhes sobre todos os trabalhos participantes estão disponíveis aqui

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Paula Karini, representando o reitor do IFTO Antonio da Luz Júnior participou da solenidade de abertura realizada nesta quarta-feira, 21. Também esteve presente na solenidade o diretor-geral do Campus Palmas, Wendell Costa. Demais servidores de diferentes unidades marcaram presença no evento.