Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores recebem treinamento para uso do SophiA

Servidores recebem treinamento para uso do SophiA

Capacitação

Software será utilizado nas bibliotecas do IFTO
por Maiara Sobral publicado: 12/05/2017 15h27 última modificação: 07/07/2017 13h58

Com o objetivo de capacitar os bibliotecários e profissionais da área de Tecnologia da Informação para uso do sistema SophiA Biblioteca, entre os dias 8 e 12 de maio foi realizado treinamento no Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

O técnico de Tecnologia da Informação Lucas Machado orientou sobre as funções básicas e avançadas do software SophiA Biblioteca, além de demonstrar as funcionalidades e as formas de uso do sistema no âmbito das bibliotecas.

"É importante que ao longo do treinamento, as pessoas que estão participando estejam dispostas a conhecer o software, pois somente assim conseguiremos ter uma boa implantação", destaca Rosana Corrêa, bibliotecária do Campus Palmas e presidente da Comissão de Implantação do software SophiA.

O sistema possibilitará a integração e a padronização dos serviços, produtos e procedimentos internos de todas as bibliotecas do IFTO, desta forma, os usuários terão a possibilidade de acessar on-line serviços e produtos como: consulta, reserva, renovação, sugestão de aquisições, recebimento de notificações, referências bibliográficas, enquetes e outras atividades.

Para a bibliotecária do Campus Gurupi, Adriana Serra, a automação dos processos e serviços das bibliotecas do IFTO é uma grande conquista para todos os bibliotecários da instituição.

"O treinamento vem possibilitar a utilização das ferramentas do software Sophia de maneira mais eficiente e eficaz, no desenvolvimento de nossas atividades diárias. Além de proporcionar a integração e troca de informações entre os diversos profissionais envolvidos, uma vez que participaram todos os bibliotecários do IFTO, além de representantes da área de Tecnologia da Informação de todos os campi", destaca Adriana.

A previsão é que o sistema seja colocado em operação a partir da segunda quinzena do mês de junho.