Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores recebem capacitação sobre o combate ao câncer de mama

Notícias

Servidores recebem capacitação sobre o combate ao câncer de mama

Outubro Rosa

Campanha chama a atenção para o câncer de mama, segundo tipo mais comum entre as mulheres
publicado: 13/10/2016 00h00 última modificação: 17/11/2016 14h56
Colaboradores: Guilherme Paganotto

A cada mês de outubro é promovida a campanha “Outubro rosa”, com o objetivo de reforçar a importância do combate ao câncer de mama. E o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) não ficaria de fora: o Programa Qualidade Vida (PQV) está promovendo diversas ações com os servidores da Reitoria a fim de conscientizá-los sobre o quão importante é o cuidado da saúde da mulher e do homem.

Ao longo deste mês, são oferecidas informações sobre a prevenção, em que é mostrado que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regularmente, adoção de uma alimentação saudável, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois, o que determina, na maioria das vezes, o surgimento de uma doença são os fatores contribuintes.

Para enfatizar a relevância da prevenção, a enfermeira do trabalho Tiara Cunha visitou os setores da Reitoria, fazendo uma demonstração sobre o autoexame das mamas, e explicando ainda acerca dos sinais de sintomas e fatores de risco sobre a doença. Na ocasião, os servidores puderam esclarecer dúvidas sobre a doença, entre elas a que o câncer de mama também pode atingir homens, embora em um percentual bem menor que o das mulheres.

Ao final da campanha, será mostrado um vídeo de uma história real, apresentada por uma servidora da Reitoria que passou por esta experiência. Confira as fotos do momento na página do IFTO no Facebook.