Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores recebem alunos novatos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Campus Porto Nacional

As atividades foram realizadas nos dias 06 e 07 março e marcam o início do 1º semestre letivo de 2017.
por publicado: 09/03/2017 11h30 última modificação: 06/07/2017 12h21
Colaboradores: Luciana Santal

Pela manhã da última segunda-feira, 06, estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram recepcionados com uma série de atividades organizada pela Coordenação Técnico-pedagógica (Cotepe), com o apoio de servidores docentes e técnico-administrativos.

Para dar início à programação, a diretora-geral do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Lilissanne Marcelly de Sousa, deu as boas-vindas aos alunos e orientou que eles abraçassem essa grande oportunidade de cursar o ensino médio numa instituição de qualidade como é o IFTO. “Parabéns a vocês que conquistaram uma vaga para estudar aqui”, ressaltou.

Em seguida, passou-se à fala do gerente de ensino, Paulo César Patrício, que afirmou que ter um certificado do IFTO no currículo é um diferencial para a carreira que o aluno decidir seguir. Também avisou que, no Campus Porto Nacional, o aluno pode contar com todo o suporte de professores e gestores da instituição. Logo após, os coordenadores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram convidados a conversar com os alunos. O primeiro a falar foi o professor Edilson Leite, coordenador de Meio Ambiente. Para ele, as novas turmas devem priorizar os três anos que passarão aqui. “Aproveitem ao máximo essa oportunidade e, ao final deste período, vocês colherão os frutos”, aconselhou.

Já o coordenador de Adminstração, Rodrigo Fonseca, lembrou que estudar no IFTO é um privilégio e que espera que os novatos cumpram com o que for determinado para que o sucesso seja alcançado. “Aqui, vocês têm todo o apoio para ter uma educação de qualidade. Espero que esse seja um ano de muitas vitórias”, enfatizou.

O último coordenador a falar foi o professor Jânio, de Informática para internet. Para demonstrar a importância de se estudar em um instituto federal, ele contou sobre sua experiência como aluno do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet-MA). “Há 10 anos, eu estava no mesmo lugar que vocês hoje. Na minha época, conquistar uma vaga no Cefet era uma glória, motivo de orgulho para a família e a comunidade”, enalteceu. Para finalizar a sequência de falas, os professores que ministram aulas para os três cursos também se apresentaram, aconselharam e deram dicas de estudo para os alunos.

Em continuidade, a técnica em Assuntos Educacionais e coordenadora da Cotepe, Marilene Dantas, em companhia dos servidores Elvis Nascimento e Lucivan Augusto da Silva, iniciou uma conversa sobre as funções desempenhadas pela coordenação, como o apoio nas dificuldades de ensino-aprendizagem, e também sobre diversas orientações aos alunos iniciantes. Marilene explicou que estudar no IFTO é diferente de estudar em escolas municipais e estaduais. “O aluno, quando se forma, conclui dois cursos em um só. Ele sai do 3º ano não apenas com um certificado de conclusão do ensino médio, mas também diplomado”, justificou.

Para finalizar as atividades do turno matutino, os alunos conheceram as instalações do campus, como o bloco administrativo, sala dos professores, biblioteca, laboratórios de informática e de Química, Física e Biologia. Os alunos foram dispensados para o almoço e retornaram à instituição no período vespertino. Foram submetidos à aplicação de dois questionários: o primeiro de teor socioeconômico, para se fazer um levantamento sobre a situação dos novos alunos; e o segundo foi um teste de proeficiência em Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades com as disciplinas para posterior encaminhamento às atividades de reforço.

Depois dessas ações, foi realizado um momento de integração entre os novatos e os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com a participação de coordenadores, docentes e servidores.

Na manhã de terça-feira, 07, pais de alunos se reuniram no hall do campus com a equipe da Assistência Estudantil, coordenada pelo psicólogo Diego Paulino. Após o intervalo do turno, os estudantes seguiram para as primeiras aulas da jornada de três anos em busca da conclusão do curso que escolheram.

Se você ainda não estuda aqui e tem interesse em conhecer mais sobre os cursos oferecidos no Campus Porto Nacional, acesse o menu “Cursos” na página www.porto.ifto.edu.br .