Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores da Reitoria passarão por treinamento de brigadistas

Notícias

Servidores da Reitoria passarão por treinamento de brigadistas

Prevenção

por Thâmara Filgueiras publicado: 20/06/2022 10h24 última modificação: 20/06/2022 10h27
Servidores aprenderão como manusear sistemas de combate ao incêndio

Servidores aprenderão como manusear sistemas de combate ao incêndio

Você já se perguntou se em uma situação de emergência, como um princípio de incêndio, você saberia o que fazer? Já imaginou, se tivesse que usar um extintor de incêndio, você saberia como manuseá-lo? Embora equipamentos de combate a incêndio estejam presentes em diversos locais, a exemplo dos prédios em que funcionam órgãos públicos, muitas pessoas não sabem como usá-los ou o que devem fazer caso ocorra um incêndio.

Com o objetivo de formar servidores que possam atuar como brigadistas, uma equipe da Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará, nos dias 23 e 24, um treinamento que proporcionará conhecimentos teóricos e práticos sobre incêndio em edificações e primeiros socorros. A ação, além de atender a uma exigência legal do Corpo de Bombeiros, visa a prevenção de situações de risco relacionadas com incêndios. 

O coordenador de Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente da Reitoria, Luiz Adriano Silva, explicou que as pessoas que participarão do treinamento passarão a ter conhecimentos sobre situações de risco que levam à formação e à propagação do fogo e como manusear os sistemas de combate à incêndio, a exemplo dos extintores, hidrante e mangueira. Além desses conhecimentos, as pessoas que participarão do treinamento obterão instruções de como proceder no caso de haver a necessidade de evacuar o prédio e de realizar primeiros socorros.  

"A atuação do brigadista inclui observar como estão as condições de trabalho em cada setor e em combater um princípio de incêndio. O combate ao incêndio propriamente dito é uma responsabilidade do Corpo de Bombeiros. O que a equipe de brigadistas da Reitoria fará é atuar na prevenção para que um curto-circuito, por exemplo, não se transforme em um incêndio de grande proporção", exemplificou o coordenador.

A equipe de brigadistas da Reitoria será formada por servidores de todos os setores que integram a unidade. Segundo Luiz Adriano, a ideia de formar uma grande equipe é que sempre tenham pessoas capacitadas para lidar com situações de emergência no prédio caso algumas estejam de férias ou ausentes do local por outras razões. 

O treinamento será realizado pelo coordenador de Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente, que ficará a cargo de repassar as instruções sobre o fogo e como combatê-lo, e pela enfermeira Tiara Cunha, que orientará como realizar os primeiros socorros.