Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Serviço de Enfermagem realiza ações no Campus Avançado Formoso do Araguaia

Notícias

Serviço de Enfermagem realiza ações no Campus Avançado Formoso do Araguaia

Assistência ao estudante

Momento faz parte do projeto de atendimentos realizados pelo Setor de Saúde Estudantil, ligado à Diretoria de Assuntos Estudantis
por publicado: 17/03/2017 18h50 última modificação: 17/03/2017 18h50
Colaboradores: Guilherme Paganotto

Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu, nos últimos dias 16 e 17, o enfermeiro Fernando Holanda, que integra a equipe daDiretoria de Assuntos Estudantis (DAE). A visita faz parte de uma das etapas de projeto de atendimentos de enfermagem do Setor de Saúde Estudantil, ligado à DAE, que contempla os campi avançados do IFTO.

Segundo Fernando, a consulta de enfermagem é uma ferramenta importante para ajudar pacientes a desenvolverem hábitos saudáveis de autocuidado, contribuindo para a melhora da qualidade de vida diária. “Sabemos de muitas ações que já acontecem nos campi avançados e pretendemos somar ampliando as ações de promoção à saúde aos estudantes, a prevenção e a verificação das condições de saúde; a realização de procedimentos técnicos de baixa complexidade; e o fazer educação em saúde em nível individual e coletivo”, ressaltou o Fernando.

Na oportunidade, o enfermeiro realizou diversos atendimentos individuais aos estudantes, entre eles uma visita à residência de estudante que está acamado. Além disso, Fernando realizou uma palestrante no Encontro de Formação Continuada da unidade, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17. “Aproveitamos a oportunidade para conversarmos e esclarecermos dúvidas com o profissional sobre o serviço de saúde na escola, e como cada técnico administrativo e professor pode contribuir para que os estudantes sejam atendidos e alcancemos melhores índices de permanência e êxito”, citou o gerente de Ensino,Marlon Brito.

O diretor da DAE Higor Lira esclareceu que os campi avançados ainda não possuem uma equipe interdisciplinar completa e, enquanto isso, os profissionais que atuam na diretoria prestam auxílio às unidades nas atividades que envolvem as diversas áreas. O Setor de Saúde Estudantil, entre outras atividades, prestará assistência de enfermagem com o objetivo de melhorar o suporte da Reitoria a esses campi. “É mais uma prestação de serviço e o enfermeiro manterá contato com os gestores de assistência estudantil dos campi para conhecer as demandas e planejar as ações a serem desenvolvidas”, explicou Higor.

Vanderlúcia Sales, estudante da unidade, diz que aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre um tratamento de saúde que faz, e para solicitar apoio na busca de outros procedimentos que deverá realizar. “Primeiro, eu fiquei impressionada com a possibilidade de ser atendida por um enfermeiro na escola. Depois, só tenho que elogiar a preocupação que a equipe do IFTO demonstra com os estudantes”, comentou.