Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Assistência Estudantil discute importância do olhar institucional

Notícias

Seminário de Assistência Estudantil discute importância do olhar institucional

8ª edição

Evento acontece no Campus Colinas do Tocantins até amanhã, 23
por Maiara Sobral publicado: 22/08/2018 19h30 última modificação: 23/08/2018 09h30
Seminário de Assistência Estudantil discute importância do olhar institucional

Seminário de Assistência Estudantil discute importância do olhar institucional

Com o objetivo de discutir as diretrizes da Assistência Estudantil no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), nesta quarta-feira, 22, foi aberto o VIII Seminário de Assistência ao Estudante, no Campus Colinas do Tocantins.

Durante a abertura, o reitor Antonio da Luz destacou a importância do olhar institucional às ações de Assistência Estudantil e  ressaltou que as unidades da instituição precisam garantir oportunidades iguais aos estudantes. Além disso, ele apresentou a estrutura da nova pró-reitoria do IFTO: a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), que deve ser criada na próxima sexta-feira, 24, durante a 3ª reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup). O reitor explicou o papel dessa pasta, que visa reforçar a representatividade estudantil dentro da instituição.

A futura pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida, falou sobre a humanização da Assistência Estudantil, que é preciso lembrar que  os estudantes são os  os protagonistas nesse cenário. O diretor-geral pro tempore do Campus Colinas do Tocantins, Paulo Hernandes, agradeceu aos estudantes, servidores e terceirizados que colaboraram para a realização do evento e também ressaltou a emoção em sediar o seminário.

O presidente do Centro Acadêmico, Cleiber Pereira, e o representante do Grêmio Estudantil do Campus Colinas do Tocantins, Thales Silveira, desejaram boas vindas a todos e a todas. Na ocasião, foi realizada a apresentação teatral "Praça Tocantins", encenada por estudantes da unidade sede.

Mesa redonda

"Educação na Contemporaneidade" foi o tema da mesa redonda realizada na manhã do primeiro dia do seminário, composta pelos professores Rubenilson Araújo, Solange Nascimento, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo técnico em Assuntos Educacionais, Leandro Silva, do Instituto Federal do Pará (IFPA). Eles discutiram questões de identidade de gênero, de raça e de inclusão, enfatizando o papel da escola e a importância da transformação desse local, que hoje, ainda é excludente e discrimina o diferente.

Período vespertino

O sucesso e o fracasso escolar foram temas da palestra do professor Luciano Cores, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ele destacou que a escola é a responsável pelo fracasso ou sucesso do estudante, que não adianta buscar fatores externos a ela. Por fim, a futura pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida, apresentou um diagnóstico de Assistência Estudantil no âmbito do IFTO e destacou a importância da integração das ações, que é preciso sair da teoria e partir para prática nessa institucionalização da Assistência Estudantil.

2º dia 

O seminário continua durante a quinta-feira, 23, momento que será discutida a Política de Assistência Estudantil na Contemporaneidade e os presentes serão divididos em Grupos de Trabalhos (GT's), com o intuito de debater as demandas específicas de cada área que compõe a equipe multiprofissional da Assistência Estudantil, assim como as necessidades dos estudantes.

Confira mais fotos na Fanpage do IFTO.