Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Consciência Indígena acontece entre os dias 16 e 18 de abril, com momentos de debate e reflexão

Cultura indígena

Atividades para estudantes e servidores
por Eliane Vieira publicado: 11/04/2019 16h24 última modificação: 11/04/2019 16h30

Na próxima semana, entre os dias 16 e 18 abril, o Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins, realiza a Semana da Consciência Indígena 2019, com o tema “Saberes Indígenas e resistência na Luta pela Terra”.

O evento será realizado no Auditório Central da unidade e biblioteca e ocorre na semana em que é comemorado o Dia do Índio, 19 de abril. O objetivo é provocar reflexões sobre a importância da cultura indígena para a sociedade.

Na programação, debates reflexivos voltados a estudantes e servidores. As atividades foram desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Palmas.

Confira a programação e participe!

16/04/2019:

7:30h às 8h: credenciamento

8h às 8:30h: apresentação cultural profa Khellen: “A lenda do Pequi – releitura com dança e teatro”.

8:30h às 9:30h: mesa de abertura (Diretor Geral/ Direção de Ensino Lideranças Indígenas (Ivan Guarany/ Swere Xerente/ Profa Dra.Khellen/ Profa /dra .Soraia – responsável técnica pelo NEABI/ Profa MestreJuliana – NEGES/ Profe doutorando Euler - NAPNE / Tânia/ Fernando Ecoterra/Heber Grácio/ pró-reitora – Marilene Dantas Sepúlveda

9:45h às 11h: Palestra profa Dra. Khellen: “Territorialidade e temporalidade indígena xerente: questões para o bem viver.’

Tarde:

14h: Palestra profa Dra. Débora – com o convidado Antropólogo Heber Grácio: “Terras indígenas: conceitos, origens e implicações”.

15:30h às 16:30h: Palestra profe Rodrigo Teixeira: Os 5 ideais equivocados sobre os ‘indios’, impactos da Lei 11645/2008, nos processos seletivos, um diálogo necessário e inicial.”

Noite:

19h: Palestra contra mestre Matoso: “A historia da Capoeira Angola no Brasil.”

17/04/2019:

Manhã:

7: 45h: apresentação cultural indígena com oficina (responsável – Fernando do Ecoterra e Swere Xerente0.

8h : Palestra profe Fernanco Ecoterra : “Intercâmbio Étnico”

10h: Palestra profe José Mendes: “Memorial da Etnias Indígenas no Tocantins”

11h: Palestra Laudovina CIMI

Tarde:

14h às 18h (no hall de entrada do auditório central): Exposição: Estatística Demográfica dos Povos Indígenas no Brasil – 2 ano de Mecatrônica do EPIEM – organizadora: Profa Antonia Lililia Soares Pereira.

15h às 17h: Palestra Deyse: “Agô, Oxóssi: trajetória de vida e pesquisas com as religiões de matriz africana em Marabá no Pará e em Palmas no Tocantins”.

14h: Palestra profa Dra. Silvia Setúbal: painel com representantes: karajá, karajá xambioá, krao kanela e xerente. Tema: “ Gestão de Recursos Naturais em Terra Indígena”.

Noite:

19h: Palestra profa Dra. Soraia Cristina Blank e profe. Expedito e profa mestre Inocência: “ A Pedagogia do Anti-preconceito”.

18/04/2019:

Manhã:

8h: Palestra profa mestre Juliana Castilho: “Índio é tudo igual? Diversidade étnica dos indígenas brasileiros comparada.”

9h: Palestra profe Wildes: “Exibição do filme boliviano Yvy/ maraey – Tierra sin mal (2013), dirigido por Juan Carlos Valdivia. Debatedores: Wildes Andrade (IFTO) e Ivan /guarany (UFT).

11h: Apresentação cultural: Negritude e modernidade – dança.

Tarde:

14h às 18h (no hall de entrada do auditório central): Exposição: Saberes Matemáticos Indígenas – 2 ano de Agrimensura do EPIEM – organizadora: Profa Antonia Lililia Soares Pereira.