Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do IFTO são finalistas na Febrace

Notícias

Representantes do IFTO são finalistas na Febrace

Ciências e Engenharia

Egressos participam da última etapa da Feira
por Mayana Matos publicado: 22/03/2017 11h50 última modificação: 06/07/2017 12h18

Cinco estudantes representam o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace. Sarah Miranda Barbosa, Darllan da Costa Ribeiro, são egressos do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do Campus Araguaína, e Elysnaldo Robson dos Santos Gonçalves e Lucas Staaks de Souza, do curso técnico integrado ao ensino médio em Agrimensura, e Lucas Elias Oliveira Borges, do curso técnico integrado ao ensino médio em Mecatrônica, todos do Campus Palmas. O evento está sendo realizado em São Paulo, até amanhã, 23 de março.

Sarah e Darllan, que são orientados pela professora Heidi Luz Bonifácio, levam para apresentação o projeto de pesquisa "Conhecimento popular sobre o controle de pragas: o caso do caracol africano gigante Achatina fulica". O projeto foi desenvolvido e apresentado inicialmente na Viva Ciência – Feira Cientifica e Tecnológica do Tocantins, promovida pelo Campus Araguaína, em setembro do ano passado, e está entre os trabalhos finalistas da Feira. Mais detalhes sobre o projeto desenvolvido pelos alunos estão disponíveis na  Mostra Virtual de Projetos.

Os estudantes do Campus Palmas são orientados pelas professoras Lidiane Batista de Morais e Sylvia Salla Setubal, e apresentam o projeto "Espiral alimentar", que se trata de uma horta em forma de espiral, na qual a terra preta e adubada é erguida e apoiada com garrafas PETs, que são cheias com água e palha de arroz, cumprindo duplo objetivo: apoiar a terra e curtir a palha para virar adubo posteriormente. O projeto está disponível na Mostra Virtual de Projetos.

Votação

Os espectadores podem participar do evento escolhendo os projetos favoritos. A escolha faz parte do Prêmio Votação Popular na Febrace 2017, e a escolha é feita por meio de curtidas a partir de um aplicativo do Facebook instalado na página do evento. Para curtir basta acessar o link do projeto que você gostou e clicar no botão azul "Curtir". A votação encerra nesta quinta-feira, 23. 

A Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

(Com informações da Febrace)