Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proposta da Reitoria amplia número de estudantes que receberão auxílio financeiro

Notícias

Proposta da Reitoria amplia número de estudantes que receberão auxílio financeiro

Assistência Estudantil

Dirigentes aprovam percentual e, com isso, aumenta o volume de estudantes que serão beneficiados
por Mayana Matos publicado: 28/04/2021 16h29 última modificação: 28/04/2021 16h46

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Tocantins (Codir/IFTO) esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 28, por videoconferência.

Na ocasião, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) propôs que cada unidade do IFTO faça o acréscimo de 15% sobre o valor da Assistência Estudantil previsto para cada unidade, aportados com recurso de custeio, objetivando atender um número maior de estudantes em situação de vulnerabilidade social, especialmente neste período de pandemia e, consequentemente, auxiliar os estudantes em seus problemas socioeconômicos. A medida também objetiva evitar a evasão escolar. A proposta foi avaliada junto à Pró-Reitoria de Administração (Proad).

Na ocasião, os dirigentes aprovaram o percentual proposto pela Reitoria e, deste modo, um número maior de estudantes serão contemplados com o recebimento do auxílio estudantil. Atualmente, os valores dos auxílios são pagos de acordo com o grau de vulnerabilidade dos estudantes selecionados por meio de edital, com valores que vão de R$220,00 a R$440 reais, no período de oito meses.

Ainda durante a reunião, foi aprovada a proposta de revisão da composição do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI 2021-2022). Os dirigentes aprovaram a inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) como integrante do Comitê, tendo em vista os processos que envolvem o segmento estudantil e, em decorrência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que envolve, na prática, especialmente os estudantes. Também foi aprovada a entrada do novo membro representante do Codir na composição do CGTI. Esta reformulação da equipe é feita a cada dois anos. Em substituição a saída de um membro, a vaga será preenchida pelo diretor-geral da unidade de Porto Nacional.

Também durante a reunião, foi apresentada, pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a proposta de Portaria Normativa que dispõe sobre os critérios, perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados aos ocupantes, titulares, dos Cargos de Direção (CD), Função Gratificada (FG) e Função Comissionada de Coordenação de Curso (FCC) no âmbito do IFTO. O documento foi aprovado pelos dirigentes. 

Ao final, a Proad apresentou a sanção do orçamento geral e como este está sendo executado no IFTO, neste ano de 2021. Também explanou, junto à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sobre ajustes necessários no contrato vigente com a empresa que presta serviços de impressão de papéis no âmbito do IFTO.

Confira a íntegra da Convocação 2/2021/CODIR/REI/IFTO.

O que é o Codir?

O Colégio de Dirigentes é composto pelo reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores de cada um dos campi que integram o Instituto Federal do Tocantins. O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, é um órgão superior da Administração do IFTO, regulamentado pela lei vigente e em conformidade com o estabelecido pelo Estatuto e Regimento Geral do IFTO. Se ocupa de matérias administrativa, econômica, orçamentária e financeira e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, em conformidade com a programação anual de trabalho e com as diretrizes orçamentárias.

As decisões do Codir são registradas por meio da ata e a gravação das reuniões são disponibilizadas no perfil oficial do IFTO, no Youtube.