Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propi e Fapto realizam reuniões para apresentar ações de apoio

Notícias

Propi e Fapto realizam reuniões para apresentar ações de apoio

Fomento

O objetivo é informar os servidores sobre as oportunidades geradas pela parceria
por Thâmara Filgueiras publicado: 22/03/2017 16h46 última modificação: 23/03/2017 09h59
Representantes da Propi e da Fapto se reúnem com professores da área de Construção Civil

Representantes da Propi e da Fapto se reúnem com professores da área de Construção Civil

Com a renovação do convênio entre o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) está com uma programação de reunião com os colegiados de cursos para explicar como a parceria pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

As primeiras reuniões aconteceram com os colegiados das áreas de Construção Civil e Informática do Campus Palmas, e, de acordo com a diretora de Pesquisa do IFTO Mariana Lima, a ideia é que os representantes da Fapto e da Propi se reúnam com todos os colegiados de curso do Instituto.

O convênio com a Fapto visa, entre outras ações, auxiliar na captação de recursos externos. O diretor executivo da Fapto Léo Araújo, que também participou das reuniões, explicou que o papel da fundação é aproximar o IFTO da sociedade, seja do setor produtivo ou outras instituições. "A Fapto funciona como uma gestora de recursos captados por meio de editais, parceria com a iniciativa privada ou o setor público, e a gestão acadêmica e pedagógica dos projetos fica a cargo dos servidores do Instituto", esclareceu.

Mariana disse que, por meio dessa parceria, é possível aos servidores realizar prestação de serviços externos que estejam inseridos em projetos executados via Fapto. A diretora reforçou a importância do convênio entre as duas instituições. "Essa é uma alternativa viável para a realização de projetos, principalmente em um momento que tivemos uma redução do orçamento da instituição, precisamos, mais do que nunca, contar com fomento externo", completou.

O coordenador do curso de Engenharia Civil Thiago Silva disse que a reunião foi muito esclarecedora, e explicou que os professores da área já estão elaborando um projeto que será gerenciado em conjunto com a Fapto. "Podendo prestar serviços para a sociedade, a gente consegue melhorar a estrutura de todos os nossos laboratórios, adquirir equipamentos e materiais de insumo, e, dessa forma, a  gente equipa a nossa estrutura e, por consequência, consegue ampliar o nosso leque de pesquisa", afirmou Thiago, e acrescentou outro ponto positivo do convênio: a assessoria jurídica e a orientação especializada com relação aos editais de órgãos de fomento.

Cadastro de Pesquisadores

Com o objetivo de aproximar o pesquisador das fontes de financiamento, a Fapto possui uma área destinada ao cadastro de pesquisadores, em que estes preencherão informações referentes ao seu perfil de atuação para que a fundação identifique oportunidades junto a agentes financiadores e encaminha a demanda para os pesquisadores cadastrados, de acordo com as áreas de interesse.

Para se receber editais de projeto direcionados para a sua área, acesse Cadastro de Pesquisadores.

Confira a Portaria Conjunta nº 25 que autoriza a renovação do convênio entre IFTO e Fapto.