Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propi e e CCDP esclarecem procedimentos para programas interinstitucionais de capacitação stricto sensu

Notícias

Propi e e CCDP esclarecem procedimentos para programas interinstitucionais de capacitação stricto sensu

Qualificação

Guia será apresentado na próxima terça-feira, 8
por Maiara Sobral publicado: 04/08/2017 11h35 última modificação: 04/08/2017 11h36

Com o objetivo de apresentar o guia de perguntas e respostas sobre projetos de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter), a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e o Comitê de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal da Reitoria (CCDP) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizarão na próxima terça-feira, 8, às 15h, uma webconferência para exibir o guia e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos adotados para formalização de parcerias em programas interinstitucionais de capacitação stricto sensu.

É importante destacar que nos últimos sete anos, foram ofertados quatro mestrados interinstitucionais, que capacitaram cerca de 80 servidores. Foram eles: Educação em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Engenharia de Produção juntamente com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Gestão Pública e Modelagem Computacional de Sistemas com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

No que diz respeito às parcerias futuras para oferta de novos programas interinstitucionais, a Propi solicitou o encaminhamento de ofícios às instituições públicas que atendem aos critérios para oferta desses cursos, que foram emitidos no dia  6 de julho e estão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme processo nº 23235.019133/2017-58, do Ofício 293 ao Ofício 314. 

Nesse primeiro momento, foram identificadas duas áreas: Ciência da Computação e Educação, como sendo as mais demandadas de acordo com o perfil dos servdores do IFTO. No mês de julho, o diretor de Pós-graduação Stefan Oliveira esteve na Universidade de São Paulo (USP) para discutir parcerias com a instituição, como fruto dessa visita, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação respondeu que é favorável à celebração do Dinter em Ciência da Computação. Segundo o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o IFTO e a USP têm até o dia 20 de outubro para submeter o projeto desse Dinter.

Além dessa parceria, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Augusto Cesar dos Santos informa que estão sendo realizadas tratativas com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). 

O IFTO busca firmar parcerias para oferta dos cursos no Tocantins, por meio do custeio de diárias e passagens dos professores das instituições parceiras, visto que no momento em razão do contingenciamento orçamentário não é possível realizar licitações para pagamento das instituições como aconteceu no caso dos cursos ministrados em parceria com a UFT e a Unisinos.

Manifestação de interesse

Foi elaborado formulário de manifestação de interesse, com o propósito de diagnosticar a demanda no âmbito do Instituto, de modo a compor grupos de interessados em Minter ou Dinter. O prazo para preenchimento do formulário segue até o dia 13 de agosto.