Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos dos campi Araguatins e Araguaína são aceitos na 17ª Febrace

Notícias

Projetos dos campi Araguatins e Araguaína são aceitos na 17ª Febrace

Evento científico

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia acontece em março de 2019, na USP
por Mayana Matos publicado: 24/09/2018 10h00 última modificação: 24/09/2018 12h02

Dois projetos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram aceitos na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2019). A Feira é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que acontece na Universidade de São Paulo (USP), com uma grande mostra de projetos. Os campi Araguatins e Araguaína passam a ser afiliados da Febrace com os projetos Mostra de Pesquisa Científica Arte de Crescer (MPEC) e Viva Ciência, respectivamente. 

A Mostra de Pesquisa Científica tem como proposta à produção de conhecimentos, formação de atitudes e valores capazes de educar cidadãos conscientes, apresentando um trabalho interdisciplinar e pesquisa de campo, de modo a aguçar a criatividade, bem como estimular a maior participação dos alunos. Anualmente, é uma oportunidade de construir novos conceitos, de forma a introduzir os alunos na iniciação científica. Mais detalhes sobre o projeto MPEC podem ser consultados aqui

Por sua vez, o Viva Ciência é um projeto de pesquisa e extensão do Campus Araguaína, que busca incentivar aos alunos para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos, contemplando as diversas áreas do conhecimento, tais como: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Engenharias.  

Em 2018, nos dias 6 e 7 de dezembro, será realizada a 3° edição do evento, que contará com a apresentação de 49 projetos, de 5 escolas diferentes. Na sua primeira edição, o evento contou com a participação de 14 projetos, de 3 instituições de ensino. Em 2017, participaram da Mostra de Projetos 30 trabalhos de 3 instituições de ensino. Mais informações sobre o Viva Ciência estão disponíveis aqui

Febrace 2019

A 17ª Febrace será realizada nos dias 19, 20 e 21 de março de 2019, na USP. A Feira tem o objetivo de estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas. (Com informações da Ascom Febrace)