Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão usa plataforma YouTube Edu para auxiliar aprendizagem de alunos da rede pública

Notícias

Projeto de extensão usa plataforma YouTube Edu para auxiliar aprendizagem de alunos da rede pública

Campus Araguatins

Com a ação, os professores esperam colaborar para a melhoria dos índices de educação básica em escolas públicas
por publicado: 28/03/2017 17h51 última modificação: 28/03/2017 17h51
Estudantes da rede pública de Araguatins participam de projeto que reforça conteúdo das disciplinas por meio do YouTube Edu

Estudantes da rede pública de Araguatins participam de projeto que reforça conteúdo das disciplinas por meio do YouTube Edu

As novas tecnologias têm provocado várias transformações na sociedade, redefinindo as relações sociais e provocando mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, é essencial que as instituições de ensino da educação básica estejam atentas às inúmeras possibilidades da utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. De olho nesta realidade, o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araguatins, desenvolveu o projeto de extensão “YouTube Edu como ferramenta de reforço educacional no ensino fundamental”, coordenado pelo professor de Informática do Campus Araguatins Laercio Pontin Junior.

O projeto tem como finalidade a utilização da plataforma YouTube Edu como ferramenta de complemento escolar de alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Araguatins, de modo a reforçar os conteúdos ministrados em sala de aula, auxiliando a compreensão por parte dos estudantes. Com isso, os professores esperam colaborar para a melhoria dos índices de educação básica em escolas públicas.

A metodologia do projeto consiste na oferta de oficinas práticas de reforço, na qual os alunos utilizam computadores com acesso ao YouTube Edu. Durante as oficinas, que ocorrem duas vezes por semana e têm duração de duas horas, os alunos assistem às aulas dos conteúdos das matérias que eles apresentam mais dificuldade de aprendizagem. A escolha das matérias das videoaulas é feita pelo coordenador e pelos professores da escola assistida pelo projeto. Nos primeiros 45 minutos do curso, é apresentado, passo a passo, o funcionamento da ferramenta, em seguida, os alunos trabalham as videoaulas.

As atividades do projeto tiveram início no final de 2016, com planejamento e seleção de alunos, já as oficinas para os participantes foram iniciadas no começo deste mês, no laboratório móvel do programa e-Tec Brasil, que está instalado na Praça Ancelmo Ferreira Guimarães, s/n, Centro. As primeiras turmas do projeto foram formadas pelos alunos do 4º ao 6º anos da Escola Municipal Professor Nair Duarte.

De acordo com o coordenador do projeto, os resultados da atividade extensiva serão mensurados por meio de uma avaliação da melhoria das notas dos alunos após participarem do projeto e pela aplicação de um questionário objetivo aos professores da escola assista pelo projeto.

YouTube Edu

O YouTube Edu é uma parceria da Fundação Lemann e do Google que reúne os melhores conteúdos educacionais do YouTube. Com curadoria da Fundação Lemann, o canal funciona como um filtro, disponibilizando aulas de altíssima qualidade de forma organizada, por exemplo, pelas disciplinas do ensino fundamental.

Membros do projeto

São responsáveis pelo projeto os professores Laercio Pontin Junior, Moisés Laurence de Freitas Lima Junior e Ennio Willian Lima Silva e os acadêmicos do curso de licenciatura em Computação Sábia Belle Conceição de Oliveira, Karoline Araújo Nascimento e Walber Santos Carvalho Araújo.