Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação da Semana do Meio Ambiente tem início nesta quarta-feira, 5

Programação da Semana do Meio Ambiente tem início nesta quarta-feira, 5

Evento segue até dia 8 de junho com diversas atividades
por Kelinne Guimarães publicado: 05/06/2019 10h08 última modificação: 05/06/2019 10h24

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi escolhido pela unidade Araguatins do IFTO para o início das atividades da Semana do Meio Ambiente. O evento começará às 19h com abertura oficial, em seguida será ministrada a palestra: “Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Na quinta-feira, 6, a programação terá continuidade com a oferta de minicursos, palestra, plantio de árvores e campanha de combate ao desperdício de alimentos. Já a sexta-feira, 7, foi reservada para um desfile cívico com a temática agricultura sustentável.

No sábado, 8, será realizado o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, com a exibição de filmes relacionado às temáticas ambientais, exposição de fotos e encerramento do evento.

Desafios de ideia

No sentido de atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável, o IFTO lançou no dia 4 de junho o IFTO4Change, que consiste em um desafio de ideias com caráter educacional. O desafio consiste no desenvolvimento de soluções para problemas da sociedade ou da comunidade interna do IFTO, com base em objetivos definidos, conforme os temas motivadores: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Energia Acessível e Limpa; Consumo e Produção Responsáveis; Vida Terrestre. Eles são alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As três equipes vencedoras do IFTO4CHANGE, isto é, que tiverem maior pontuação atribuída pela banca avaliadora, serão premiadas com troféu, e:1º Lugar – Visita técnica internacional em ambientes de inovação e empreendedorismo no Chile no ano de 2020; 2º Lugar – Visita técnica nacional em ambiente de inovação e empreendedorismo no ano de 2020; 3º Lugar – Participação em uma das edições do Startup Weekend Tocantins em 2020.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. ( fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-meio-ambiente/ )