Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Brasil-Reino Unido: Professora representará o IFTO

Notícias

Programa Brasil-Reino Unido: Professora representará o IFTO

CHAMADA CONIF

Professora do Campus Palmas foi a única participante selecionada da região Norte.
por Maiara Sobral publicado: 27/09/2016 00h00 última modificação: 27/09/2016 16h55

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) será representado pela professora Walena Magalhães, que atua no Campus Palmas, no Programa Brasil-Reino Unido, para formação de professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ela foi selecionada por meio da Chamada Pública nº 2/2016, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foram selecionados 15 docentes de todo país, Walena será a única participante da região Norte.

 

As atividades serão iniciadas no dia 24 de outubro, os docentes ficarão no Reino Unido, durante dois meses. Nesse período, eles desenvolverão ações que reforcem a relação com o setor produtivo e que contribuam para a integração do ensino com a atividade profissional. O retorno ao Brasil está previsto para a segunda quinzena de dezembro.

 

“É importante destacar a importância que há nesta troca de experiências entre Institutos Federais do Brasil com escolas técnicas de outros países, pois além da interdisciplinaridade, existe a mutualidade e nesse contexto, quem ganha são os profissionais envolvidos e suas realidades, onde os conhecimentos aprendidos, compartilhados e observados serão multiplicados entre os colegas que tiverem interesse” destaca Walena.

 

A professora ressalta também que no caso específico do Programa Reino Unido, a proposta é de aplicar os conhecimentos da disciplina específica em projetos que deem ao aluno subsídios tanto técnicos como interdisciplinares, para atuar bem no setor produtivo, considerando o estudante um ser plural, interpessoal e um dos atores que compõe a trama social. E por fim, ela reitera, “considero um privilégio e uma grande oportunidade e desejo que outras portas como esta possam ser abertas para os servidores dos Institutos Federais”.

 

O programa de mobilidade e capacitação é desenvolvido pelo Conif, em parceria com a Associação dos Colleges do Reino Unido (AoC); a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e o Prosperity Fund do Governo Britânico (FCO).