Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais da saúde debatem atendimento para os estudantes visando a permanência e o êxito

Assistência Estudantil

A ação faz parte do GT Saúde que tem entre seus objetivos promover intercâmbio entre os profissionais das unidades
por Thâmara Filgueiras publicado: 06/12/2016 18h14 última modificação: 06/12/2016 18h14
Profissionais de diversos campi debatem atendimento aos estudantes em web reunião

Profissionais da área da saúde que atuam nos campi do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizaram, na tarde desta terça-feira, 6, uma web reunião para tratar dos procedimentos de atendimento aos estudantes, entre outros pontos. De acordo com o diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, esta reunião faz parte de uma ação de fortalecimento da assistência estudantil, que também abrange a área da saúde.

Ele falou que recentemente foi criado um grupo de trabalho (GT) com os profissionais da Enfermagem, da Nutrição, da Odontologia e da Medicina, o GT Saúde, a fim de promover um intercâmbio entre os profissionais da área que atuam nas unidades do IFTO. "A gente vem buscando congregar esses profissionais a fim de padronizar os serviços para que tenhamos rotinas de trabalho das atividades corriqueiras, além de criarmos ações institucionais. A ideia é que esses serviços foquem na permanência e no êxito dos estudantes", explicou.

Os profissionais debateram, durante a web reunião, as atribuições e a importância dos serviços de saúde na assistência estudantil; a realização de um cadastro para regularizar os serviços ofertados; a elaboração de fichas de atendimento; a criação de um fluxograma de atendimento emergencial, entre outros assuntos.

Sobre este último ponto, Higor destacou que a equipe vai trabalhar na criação de um documento que oriente as formas de proceder nos mais diversos casos de emergência ou urgência envolvendo estudantes. "A ideia é elaborar um procedimento a ser cumprido em todas as unidades envolvendo estudantes em situações emergenciais de saúde. O documento vai explicar como cada profissional deve proceder, considerando as diversas realidades dos nossos campi", completou.