Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFTO se reúnem para último encontro do curso "Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos"

Notícias

Professores do IFTO se reúnem para último encontro do curso "Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos"

Evento

O curso surgiu com o objetivo de compartilhar com os professores do IFTO e alguns alunos de licenciaturas, as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas por escolas da Finlândia.
publicado: 04/11/2016 09h00 última modificação: 07/11/2016 11h38
Colaboradores: Erica Regina Ferreira
Os professores do IFTO apresentaram os resultados da aplicação dos métodos PBL que utilizaram nos campi com os alunos do Instituto.

Os professores do IFTO apresentaram os resultados da aplicação dos métodos PBL que utilizaram nos campi com os alunos do Instituto.

Na manhã desta sexta-feira, 4, está acontecendo no auditório da reitoria, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o último encontro presencial do curso Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (PBL), promovido pela professora Erna Denzin.

O curso surgiu com o objetivo de compartilhar com os professores do IFTO e alguns alunos de licenciaturas, as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas por escolas do país que é referência em educação no mundo, a Finlândia. A professora Erna teve a oportunidade de conhecer a forma de ensino diferenciada e as práticas finlandesas por meio do Programa Professores para o Futuro III, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Neste último encontro, os professores do IFTO apresentarão os resultados da aplicação dos métodos PBL que utilizaram nos campi com os alunos do Instituto. “A proposta do curso é aprender fazendo, e por isso, a aplicação dos métodos compreendidos aqui foi fundamental”, disse Erna.

A professora também destaca a participação dos alunos de licenciaturas. “Aqui temos alguns alunos dos cursos de licenciatura em Química e Matemática, e a participação deles foi muito importante tendo em vista que ainda serão professores em outras instâncias, e então poderão mudar a metodologia escolar tradicional e adotar a metodologia colaborativa”, concluiu.

Método PBL

Por meio deste método, o professor enxerga o conteúdo como uma consequência para o aprendizado, os objetivos principais são aprimorar as competências do aluno, explorar suas afinidades e não somente prepará-lo para o mercado de trabalho, mas para os problemas do cotidiano. Este método utiliza exercícios que abordam diversas disciplinas em uma mesma problemática para que o aluno encontre a solução por diferentes caminhos.