Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFTO ganha Concurso de Pitch na Arena do Conhecimento

Notícias

Professor do IFTO ganha Concurso de Pitch na Arena do Conhecimento

Inovação

Ideia visa reduzir desperdício de energia elétrica por meio da automação
por Maiara Sobral publicado: 07/10/2019 18h42 última modificação: 08/10/2019 08h10

Com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica, o professor Marcus André Oliveira, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desenvolveu a tecnologia Simemap, que consiste no monitoramento detalhado do consumo, seja de energia elétrica ou de água. A proposta apresentada no Concurso de Pitch, durante a Arena do Conhecimento, ganhou o primeiro lugar da competição de ideias.

"Eu comecei a ideia na minha casa, há três anos trouxe como projeto de pesquisa para o Campus Palmas, com o objetivo de evitar o desperdício de energia elétrica, mas esse é apenas um dos itens que pode ser controlado e monitorado pelo sistema, pois ele é muito versátil", ressalta o professor Marcus André.

O professor enfatiza ainda que a incubação está auxiliando na diminuição dos custos, no desenvolvimento dos produtos e na comercialização do sistema, que em breve, será lançado no mercado.

A Simemap é a primeira empresa incubada, no modelo residente, no âmbito do IFTO. "Estamos orgulhosos em perceber que começamos o nosso projeto de incubação residente com bons resultados", destaca a pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Paula Karini Amorim.