Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen promove Fórum de Ensino

Notícias

Proen promove Fórum de Ensino

Debate

Encontro reuniu diretores e gerentes de ensino de diversas unidades
por Mayana Matos publicado: 28/06/2017 16h00 última modificação: 06/07/2017 14h59

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Tocantins (Proen/IFTO) realizou, em 21 de junho, o Fórum de Ensino com o objetivo de discutir diversos assuntos referentes à área junto aos diretores-gerais e gerentes de Ensino das unidades do Instituto.

Na ocasião, foram debatidos os seguintes pontos de pauta: diretrizes para o processo seletivo unificado 2018/1; cronograma do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); alteração na Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação; a estruturação da Assistência Estudantil nos campi; normas disciplinares discentes, entre outros assuntos. 

Sobre o Enade, a pesquisadora institucional Rayce Cristina tratou da edição 2017 do exame e da realização de uma web conferência sobre o novo sistema e metodologia a serem adotados.  No encontro, o diretor de Ensino Superior Jorge Luiz abordou  sobre as alterações na ODP e, junto a técnica em Assuntos Educacionais, Raquel Barros, apresentou o módulo ‘Estágio’ no SIGA. Também participou desse momento de discussão o servidor do setor de Tecnologia da Informação do Campus Palmas e desenvolvedor do SIGA-Edu, Alessandro Rodrigues.

Estiveram na pauta de discussões a estruturação da Assistência Estudantil nos campi, no que diz respeito à organização de equipes nas unidades e ajustes da prática de trabalho conforme o decreto do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e o Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFTO, bem como foi debatida a continuidade do trabalho sobre permanência e êxito estudantil nos campi.

Outro assunto tratado no fórum se refere ao repasse de informações sobre o seguro de acidentes pessoais para estudantes. Na ocasião, foi reforçado que os documentos sobre o seguro constam no seguinte link https://goo.gl/8Moi9c . Conforme memorando enviado no início do ano aos diretores de campi, foi recomendado que que só sejam liberados para viagens estudantis os alunos que constam na lista de segurados.

Os diretores, gerentes e demais gestores trataram ainda sobre a criação do regulamento do programa de monitoria do IFTO. A minuta do documento está em construção e será disponibilizada para contribuições da comunidade acadêmica.