Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Preceitos Éticos e Inovação na Iniciação Científica são temas discutidos durante palestras

Notícias

Preceitos Éticos e Inovação na Iniciação Científica são temas discutidos durante palestras

PESQUISA E INOVAÇÃO

O Encontro de Inovação, Ideias e Negócio na Academia discutiu preceitos éticos e projetos inovadores.
por Maiara Sobral publicado: 29/09/2016 00h00 última modificação: 06/07/2017 11h53
Arquivo Institucional Marcelo Irineu falou sobre o desenvolvimento de projetos relevantes no âmbito das instituições de ensino.

Marcelo Irineu falou sobre o desenvolvimento de projetos relevantes no âmbito das instituições de ensino.

Dando continuidade à programação do Encontro de Inovação, Ideias e Negócio na Academia, na tarde desta quinta-feira, 29 de setembro, foram realizadas duas palestras, abordando os seguintes temas: ética na pesquisa e realização de projetos inovadores na Iniciação Científica.

 

Sob o título: “Preceitos Éticos”, Maria Mercedes Bendati, membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), enumerou os sete itens que caracterizam se uma pesquisa é ou não ética. São eles: valor (social ou científico), validade científica, seleção justa de participantes, relação entre riscos e benefícios, análise independente do colegiado, consentimento livre e esclarecido dos participantes, além do respeito aos participantes.

 

“Algumas vezes o pesquisador esquece do ponto de vista do participante, pois está focado nos resultados e na parte científica da pesquisa, por isso o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve defender os interesses desses participantes e zelar pelo desenvolvimento de pesquisas dentro dos padrões éticos”, afirmou Maria Mercedes. Dessa forma, ela destacou a importância da atuação do sistema CEP/Conep, assim como o papel mobilizador do CEP dentro da instituição para fortalecimento desse sistema.

 

Em seguida, o coordenador do projeto de expansão da incubadora tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Marcelo Santana Irineu, falou sobre o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica voltados à criação de negócios.

Durante a palestra, Irineu ressaltou a importância de desenvolvimento de projetos relevantes no âmbito da instituição, relevantes para a sociedade, ou seja, que retornem à comunidade os investimentos recebidos por ela. Logo após, ele trouxe casos de sucesso, como o exemplo de um estudante que por meio da incubadora tecnológica do CEFET-RJ, desenvolveu a tecnologia utilizada por 60% dos carros que utilizam o rastreamento de veículos no Brasil.

A programação do evento segue até a sexta-feira, 30. Na manhã, serão ofertadas duas oficinas: Como implantar uma incubadora de sucesso e Metodologia para criação de cursos de especialização voltados à inovação e empreendedorismo. E na parte da tarde, será realizada uma mesa redonda, sob o tema: “Aproximação academia e setores produtivos”.