Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Porto Nacional conquista prêmios no Identidade IFTO

Notícias

Porto Nacional conquista prêmios no Identidade IFTO

Reconhecimento

Unidade foi destaque no Desafio de Robótica e no IFTO4Change
por Greiciane Souza publicado: 03/12/2019 10h31 última modificação: 03/12/2019 10h31
Exibir carrossel de imagens Vencedores do IFTO4Change viajarão para Santiago, no Chile

Vencedores do IFTO4Change viajarão para Santiago, no Chile

O Identidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chegou ao fim no último dia 22, mas a comunidade acadêmica do campus Porto Nacional ainda está em clima de comemoração pelos resultados alcançados durante o evento. Isso porque, as equipes Spartron,cpp, Spartron,block, Spartron,ralph e Voz Ativa trouxeram na bagagem os prêmios do Desafio da Robótica e do Desafio IFTO4Change, respectivamente.

Daniel Ferreira, Dhiuliana Lopes, Julyana Ramos, Laís Damacena, Lannah Matos e Maycon Barbosa são estudantes dos cursos Informática para Internet e Administração, integrado ao Ensino Médio, e compõem o Voz Ativa- ganhadora do desafio IFTO4Change.

O Voz Ativa é “o projeto que desenvolveu um site voltado para o empreendedorismo e igualdade de gênero, onde as mulheres se cadastram para divulgar serviços e produtos para a população de Porto Nacional”, explica Laís Damascena. Com o primeiro lugar no desafio, a equipe do Voz Ativa conquistou uma viagem para Santiago, no Chile, onde visitarão ambientes de inovação e empreendedorismo. Para além da premiação, a professora Mellis Rippel, mentora do projeto, destaca a prestação do serviço à sociedade como o maior resultado. “A gente analisou, viu o problema e buscamos uma solução. Agora, estarmos implementando isso já é uma coisa muito legal. E chegar nesse resultado depois de competir com outras equipes com ideias de extrema importância é extremamente gratificante”.

O segundo lugar no IFTO4Change também veio para Porto Nacional. Paulo Costa, Tiago Balbino, Marcus Barbosa, Euzilan Barreira são membros da equipe Spatron.car. Como prêmio, viajarão para Florianólopis, em Santa Catarina, onde também visitarão ambientes de inovação e empreendedorismo. Para Euzilan, além do conhecimento técnico na montagem do robô, o desafio também é importante para a integração dos estudantes, já que “ajuda bastante no trabalho em equipe, uma pessoa ajudando a outra. O que é fundamental em qualquer trabalho”.

Além da segunda colocação no IFTO4Change, a equipe Spatron também se destacou no Desafio da Robótica, vencendo nas categorias Seguidor de Linha, Resgate, Sumô e Mini Sumô.

IFTO4Change
Desafio de caráter educacional voltado à transformação social, que visa fomentar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras por meio do desenvolvimento de soluções para problemas da sociedade.

Desafio da Robótica
Competição integrada na qual os participantes constroem um robô que possa realizar determinadas tarefas específicas, organizadas pelas modalidades seguidor de linha, resgate (rescue) e robô sumô.