Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Podcast desenvolvido no ProfEPT concede voz aos estudantes

Podcast desenvolvido no ProfEPT concede voz aos estudantes

Mestrado

Projeto foi realizado na Unidade Araguatins
por publicado: 09/12/2019 13h28 última modificação: 09/12/2019 14h23

O projeto Podcast IFTO foi desenvolvido na unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com a intenção de dar voz aos estudantes e auxiliá-los no desenvolvimento da sua oralidade, criatividade e trabalho colaborativo. As ações do projeto ocorreram no período de agosto a dezembro deste ano, junto aos estudantes do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio, da unidade Araguatins.

Durante o Podcast IFTO, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir as seguintes temáticas: tecnologias, filmes e séries; o que é ser jovem?; e estilos musicais. Cada tema foi pauta de um episódio produzido e apresentado por eles. Os temas foram escolhidos pelos próprios estudantes, a seleção das temáticas baseou-se no fato de elas estarem entre as preferências dos jovens.

As ações do projeto ocorreram dentro da disciplina de Língua Portuguesa, reunindo minicurso, atividades relacionadas à gravação de áudio e reuniões de orientações sobre elaboração de roteiro para que o estudante tivesse condições de produzir seu próprio Podcast.

O Podcast IFTO é um projeto realizado pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Campus Palmas. A iniciativa é coordenada pela mestranda do ProfEPT, Kelinne de Oliveira Guimarães, sob a orientação do professor Weimar Castilho, em parceria com os professores Moisés Laurence e Elzilene Sales, ambos da unidade Araguatins do IFTO.

O projeto pretende a partir da união da educação e comunicação, que pode resultar em uma interface entre essas duas áreas, denominada Educomunicação, garantir um espaço para que os estudantes tenham voz, possam manifestar sua opinião e discutir sobre temáticas do seu interesse, fortalecendo dessa forma seu protagonismo no IFTO e contribuindo com uma formação na perspectiva de integralidade, onde a comunicação é percebida como fundamental. Acredito que seja importante destacar que nossa maior preocupação não foi ter como produto final um podcast com qualidade profissional, mas mostrar aos estudantes que eles tinham à disposição deles uma ferramenta de comunicação para se expressarem com autonomia”. Enfatizou a coordenadora do projeto, Kelinne de Oliveira Guimarães.

Segundo o estudante e participante do projeto, Kauã Santos, "ter esse projeto como ferramenta de se expressar no campus é bem interessante. Já que poder colocar novas ideias em práticas, novas teorias e até mesmo novas propostas em debate, é legal. Já que muitas pessoas puderam tirar dúvidas sobre conhecimentos, e a partir desse projeto, sanamos essas dúvidas, sobre estudos, práticas e lazer".

Após a edição de todos os episódios foi promovida uma atividade de audição, momento em que cada estudante teve a oportunidade de conhecer todos os episódios e avaliar a importância de sua participação.

Os episódios do Podcast IFTO estão disponível no site: https://www.projetopodcastifto.com.br/ desenvolvido como repositório das atividades do projeto.