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Pesquisas desenvolvidas são apresentadas em congresso no México

Porto Nacional

Docente desenvolveu a pesquisa Formação Continuada de Professores do Ensino Médio para uma Aula Investigativa no Ensino de Probabilidades.
por publicado: 05/08/2016 00h00 última modificação: 14/07/2017 17h48
Colaboradores: Érica Regina

Entre os meses de setembro de 2015 e março de 2016, o professor do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Albano Dias, desenvolveu a pesquisa Formação Continuada de Professores do Ensino Médio para uma Aula Investigativa no Ensino de Probabilidades. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Campus Porto Nacional do IFTO, como tese de seu doutorado em Educação em Matemática, pela Universidade Anhanguera de São Paulo.

 

Este trabalho analisou características pedagógicas das práticas dos professores quanto ao ensino de probabilidade; identificou, por meio de atividades diagnósticas e observações, o conhecimento do conteúdo de probabilidade; e analisou a metologia de aulas investigativas que abordam conceitos probabilísticos. O professor Albano falou dos objetivos deste projeto: “é o desenvolvimento profissional docente voltado para o ensino do conteúdo por meio de aulas investigativas, além de contribuir para que tais aulas sejam reconhecidas como favoráveis na construção dos significados matemáticos e, assim, sejam incluídas nas práticas docentes em um âmbito maior”.

 

Os resultados deste projeto foram apresentados no XXX Reunión Latino Americana de Matemática Educativa, que aconteceu no mês de julho, em Monterrey, no México. E, assim como os demais trabalhos apresentados, esta pesquisa vai compor o livro do evento, apresentada em forma de capítulo.

 

Software Geogebra como auxílio para professores de Matemática e Informática

 

Na mesma ocasião, também foi apresentada a pesquisa Ensino de Função Explorando Geogebra no curso de Licenciatura em Computação do IFTO, desenvolvida entre março e junho deste ano, no Campus Porto Nacional. Os objetivos foram apresentar o software Geogebra, explorar os métodos e as ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino de função, além de avaliar a aprendizagem do conteúdo aliada ao método de ensino em um ambiente informatizado.

 

O professor Albano desenvolveu a pesquisa com trinta alunos da disciplina de Matemática, e citou as utilidades do software. “Percebemos com as atividades, o quanto o auxílio do Geogebra nos ajudou no ensino de função, quadráticas, afim, modular, definida por mais de uma sentença, além de auxiliar a identificar conhecimentos da Matemática e Informática aplicáveis no ensino de função, lógica matemática e no estudo de algoritmos”, disse.

 

O técnico administrativo da unidade, Ricardo Carilo, contribuiu na construção da sequência didática utilizada nesta pesquisa.