Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestras virtuais sobre estratégias metodológicas no ensino remoto ocorrerão nos dias 9, 12 e 16 de abril

Notícias

Palestras virtuais sobre estratégias metodológicas no ensino remoto ocorrerão nos dias 9, 12 e 16 de abril

Residência Pedagógica

Discussões terão como foco o ensino das ciências
por Kelinne Guimarães publicado: 08/04/2021 22h07 última modificação: 09/04/2021 11h25

Mesmo com as limitações impostas pela covid-19, o Programa de Residência Pedagógica da unidade de Araguatins do IFTO tem realizado suas atividades juntos aos estudantes residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Nesse sentido, serão promovidas nos dias 9, 12 e 16 de abril palestras sobre Ensino de Ciências: estratégias metodológicas utilizadas no ensino remoto, com as apresentações das professoras: Moab Machado, Magali Cabral e Núbia Correia, respectivamente, via google meet, das 17h30 às 19h, nos seguintes links: meet.google.com/vkj-icap-qwd (dia 9), meet.google.com/aah-gidt-nhm (dia 12) e meet.google.com/tdg-vrmv-xuz (dia 16)

O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso (CAPES, 2020).

O Projeto é desenvolvido em 18 meses, e dentro desse período é dividido em três módulos (seis meses cada um). Apesar da suspensão das aulas presenciais na unidade de Araguatins, como também nas escolas parceiras, as atividades estão acontecendo normalmente, com etapas de preparação e reuniões de forma on-line, e as atividades como observação e regência acontecem conforme é a orientação da escola: se realizam as aulas via meet ou por meio de entrega de roteiros de estudo. Os acadêmicos residentes, apesar das dificuldades com esse novo método de ensino, estão tendo uma experiência enriquecedora.

Para o aperfeiçoamento dos residentes têm sido realizadas palestras virtuais sobre várias temáticas relacionadas à atuação docentes. Na unidade Araguatins do IFTO, o programa é coordenado pelas professoras Janaina Costa e Juliana Barros.