Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orçamento 2017 do IFTO está disponível à comunidade

Notícias

Orçamento 2017 do IFTO está disponível à comunidade

LOA

Proad publica Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) deste ano
por Mayana Matos publicado: 13/02/2017 13h00 última modificação: 14/02/2017 15h45

A Pró-reitoria de Administração (Proad), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), informa que está disponível, no site do Instituto, o Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) referente à Lei Orçamentária Anual (LOA 2017) do IFTO. O documento pode ser acessado aqui. A LOA anual estima as receitas e fixa as despesas de ações governamentais. A partir da LOA, nenhuma despesa pública pode ser executada fora do orçamento.

No quadro disponibilizado consta a previsão de recursos para cada unidade do IFTO, destinados à execução de ações como pagamentos de auxílios, aquisição de materiais de consumo e de equipamentos, capacitações, serviços de pessoa física e jurídica, entre outras destinações. O orçamento para o IFTO em 2017 totaliza o montante de R$ 203.498.885,00. O valor representa um aumento de 10,84% em relação ao ano anterior, que foi orçado em R$ 182.851.761,00.

Apesar do aumento no valor total, o pró-reitor de Administração, Rodrigo Gori, ressalta que no detalhamento de ações específicas, houve redução orçamento em algumas ações referentes ao funcionamento dos Institutos, expansão e reestruturação das instituições de Educação da Rede Federal. Em cada uma destas ações, a redução chegou ao percentual de 20% e se deve aos ajustes orçamentários do governo federal. “É importante que a comunidade acompanhe o QDD junto aos gestores das unidades, no sentido de discutir e propôr ações que contemplem o que está previsto no orçamento. Ao disponibilizar todos os dados, de forma detalhada por campus, o IFTO cumpre a sua missão de dar transparência de seus atos do planejamento orçamentário”, destacou Rodrigo Gori.

Cada unidade do IFTO tem autonomia para executar os recursos de acordo com suas necessidades e conforme estabelecido em lei. Cabe à Proad o acompanhamento desde a composição da matriz orçamentária até a execução financeira.