Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Práticas Agroecológicas realiza primeira colheita da horta

Notícias

Núcleo de Práticas Agroecológicas realiza primeira colheita da horta

Campus Avançado Formoso do Araguaia

Funcionários terceirizados foram contemplados com a ação
por Maiara Sobral publicado: 18/01/2017 00h00 última modificação: 24/01/2017 11h28
Hortaliças foram doadas aos funcionários terceirizados

Hortaliças foram doadas aos funcionários terceirizados

Nesta quarta-feira, 18, foi realizada a primeira colheita da horta cultivada no Campus avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os servidores terceirizados da unidade foram contemplados com as hortaliças. A ação integra as atividades do Núcleo de Práticas Agroecológicas, que visa implantar, desenvolver e consolidar práticas educativas, de pesquisa e extensão, voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

O núcleo também tem como objetivo divulgar novas tecnologias, no intuito de promover o desenvolvimento rural sustentável, com foco nos sistemas agroecológicos produtivos em comunidades que abrangem o município de Formoso do Araguaia e região.

“O IFTO fornece subsídios para manter o espaço como um laboratório de aulas práticas, e atividades de pesquisa e extensão, que busca valorizar o aspecto social e contribuir com a economia local. Mas, o trabalho dos servidores terceirizados, garante que o ambiente esteja sempre em funcionamento e produza frutos como os da colheita de hoje. Portanto, nada mais justo que eles sejam os primeiros a receberem esses frutos”, destaca o diretor da unidade, Dêmis Carlos.

Edinho é um dos funcionários terceirizados que cuida do local e hoje ele levou para casa coentro e alface. “Além de trabalhar, tenho aprendido muito aqui e também aproveitei para fazer o curso de práticas agroecológicas”, afirmou.

Ainda segundo o diretor da unidade, o núcleo é um espaço de convivência para os servidores, estudantes e comunidade, espaço no qual eles aprendem e também tiram proveito do que está sendo plantado, e, na medida em que as produções forem se expandindo, elas serão doadas para a complementação da merenda escolar oferecida aos estudantes da Fundação FUNCEF, que é parceira do projeto e se encontra em período de recesso neste mês de janeiro.

Confira as fotos das obras recebidas na página do IFTO no Facebook.