Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo serviço de alimentação, mais seguro e de qualidade, chega ao IFTO

Notícias

Novo serviço de alimentação, mais seguro e de qualidade, chega ao IFTO

Saúde

Estudantes serão beneficiados com refeição balanceada e acessível
por Mayana Matos publicado: 25/08/2021 15h35 última modificação: 26/08/2021 15h40

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) adquiriu um novo serviço de alimentação para melhor atender aos estudantes e toda a comunidade acadêmica. O objetivo é oferecer uma refeição de qualidade, segura e de baixo custo. Com a nova licitação, o serviço chega à Instituição de forma inovadora, com técnicas mais apropriadas no que diz respeito ao preparo, manejo e conservação dos alimentos.

Neste novo formato, o próprio estudante poderá escolher seu cardápio do dia. Entre os serviços ofertados, está a possibilidade de maior personalização dos tipos de alimentos a serem consumidos, com várias opções de cardápio ao longo da semana. Cada pessoa poderá escolher o que deseja consumir no dia, de acordo com seu perfil alimentar. Todos os cuidados sobre medidas sanitárias serão observados, especialmente no contexto da pandemia e, pós-pandemia, em um cenário futuro.  

A nutricionista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Jahny Duarte, explicou que as bandejas serão individuais com 640g de alimento diversificado por pessoa. Os materiais utilizados serão descartáveis e recicláveis, sendo recolhidos pela própria empresa, que se encarregará de encaminhá-los para serviços de reciclagem local. "A ação visa garantir a permanência e êxito dos estudantes, além de promover a saúde por meio de um cardápio balanceado", disse. 

Os dirigentes vão discutir com a empresa sobre a possibilidade da oferta de bandeja com menor peso, com aproximadamente 420g de refeição, no intuito de ampliar as alternativas aos estudantes e minimizar desperdício de alimento. 

Preço acessível

Vale ressaltar que o o custo da refeição será de R$ 12,00, a ser subsidiado pelas unidades, em parceria com a Reitoria, de modo que, para o estudante o valor final será de R$ 5,00. O serviço será gratuito aos estudantes atendidos pela assistência estudantil, por critérios de vulnerabilidade. 

Ao saber da novidade, Paulo Vitor Rodrigues de Melo, da unidade de Palmas, avaliou positivamente a iniciativa do IFTO. "A ideia de poder consumir um alimento passado por um processo de cuidado técnico para não perder as propriedades nutricionais, reduzindo, ao mínimo, possíveis riscos de contaminação, oferece maior segurança, sobretudo levando em consideração o atual período em que vivemos, que tem demandando de nós seres humanos cada vez mais um cuidado minucioso com aquilo que consumimos. Além disso, o serviço ofertado não irá impactar tanto o bolso dos estudantes, pois o preço pela alimentação ainda estará dentro do que muitos de nós podemos pagar, além de estar bem abaixo do preço cobrado em estabelecimentos comerciais próximos ao Instituto, os quais, inclusive, não oferecem a mesma segurança alimentar que o nosso campus está propondo oferecer", disse. 

"É uma proposta muito legal, muito boa e eu espero que ajude muito, tanto os alunos quanto a instituição. A questão do valor é muito acessível, cabe no bolso do estudante, acho que vai valer a pena", comentou Luana Gomes da Silva, estudante da unidade de Porto Nacional. 

Esta ação levará o serviço de alimentação para todas as unidades do IFTO, e a previsão é de que a comunidade utilize deste novo formato já no primeiro semestre letivo de 2022. Ao longo desse semestre de 2021, as unidades vão preparar os espaços adequados para abrigar os serviços da empresa contratada.