Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo semestre letivo inicia com recepção aos calouros e jornada pedagógica para equipe

Notícias

Novo semestre letivo inicia com recepção aos calouros e jornada pedagógica para equipe

2018/2

Aula magna recepcionou estudantes
por Eliane Vieira publicado: 17/09/2018 10h57 última modificação: 18/09/2018 08h59

O semestre letivo 2018/2 iniciou nesta segunda-feira, 17, no Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com uma aula magna de recepção aos calouros. Os estudantes receberam as boas vindas dos professores e demais membros da equipe pedagógica da unidade.


Participaram do momento o diretor-geral, Wendell Eduardo Costa, o diretor de Ensino, Silas José de Lima, o diretor de Pesquisa e Inovação, Alisson Rocha, e o gerente do Ensino Técnico e Tecnológico, Francisco Willians. Na ocasião o diretor-geral enfatizou aos calouros a alegria da unidade em recebê-los. “Sintam-se acolhidos e saibam que os nossos estudantes são a nossa razão de existir. Aproveitem tudo que nosso campus pode oferecer e tenham um ótimo semestre letivo”, frisou o diretor. O diretor de ensino do Campus Palmas destacou a preparação da equipe e estrutura da unidade. “Tirem dessa oportunidade tudo que puderem”, frisou ele.


Durante a aula magna os estudantes puderam conhecer um pouco da estrutura do Campus Palmas por meio da apresentação dos setores Cores, Cotepe, Biblioteca, CAES/GEAE e Protocolo. Os calouros participaram ainda de uma aula com o professor Dr. Virley Lemos e de um momento com os coordenadores de cada curso. No período noturno os calouros também serão recebidos a partir das 19h em uma aula magna, que será ministrada pela Master Couch, Ana Isabel Friedlander.


Jornada Pedagógica


Realizada nos dias 13 e 14 de setembro a Jornada Pedagógica/Andragógica 2018/2 do Campus Palmas preparou os professores e demais membros da equipe pedagógica para o início do novo semestre letivo. O evento teve o intuito de criar espaços de formação continuada e de discussão do processo ensino/aprendizagem desenvolvido na unidade.


Durante a jornada, no dia 13, os presentes participaram de palestra com a psicóloga, Leny Carrasco, com o tema “Conversando sobre os Mitos do Suicídio”. Os docentes participaram ainda do Painel Docente “Metodologias Ativas de Aprendizagem: desafios e oportunidades de integração do ensino”, mediado pela pedagoga Noemi Zukowski. Foram oferecidas ainda as oficinas: A Estruturação da aula: desafio de edificação do conhecimento (aula estruturada em Metodologias Ativas), pelo professor Alexandre Modesto; Tecnologia a Serviço do Ensino, pelo professor Cláudio Monteiro; Prática em TBL (Team Based Learning) – vivência docente, pela pedagoga Noemi Zukowski.


No dia 14, os presentes participaram da palestra “CVV-Setembro Amarelo”, com a psicóloga Ana Paula Cavalcante dos Santos. Da palestra “Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do IFTO”, com as palestrantes Candice Cristiane Barros Santana Novaes e Carina Aparecida Lima de Souza. Os participantes tiveram ainda reunião com as coordenações e foram oferecidas as oficinas Tecnologia a Serviço do Ensino, professor Cláudio Monteiro; e Modelagem e construção de objetos de aprendizagem digitais, professor Gerson Pesente Focking.